De barba, Aécio se irrita após ser comparado a Lula
Aécio Neves tentou fazer com que Serra se sentisse em casa

O ex-governador Aécio Neves (PSDB) participou, nesta segunda-feira (19), na Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), do primeiro evento público da pré-campanha do tucano José Serra à Presidência da República. Com novo visual, ostentando uma barba rala, Aécio, ao ser questionado, negou que estaria adotando um "estilo semelhante" ao do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) justo na estreia da pré-campanha do aliado. Irritado, o mineiro não quis responder a mais perguntas.

Sempre ao lado de Serra, que deu largada à sua campanha em Belo Horizonte, Aécio fez questão de colocar para os empresários que a candidatura do companheiro de partido é a única capaz de romper com o "divórcio" promovido pelo governo federal com estados e municípios.

Bem-humorado, o tucano tentou fazer com que Serra se sentisse em casa.

"Serra, você encontra em Minas uma situação distinta. Há uma relação de cumplicidade. Minas vive um momento de crescimento. E vejo na sua candidatura a possibilidade de o país ter um crescimento ainda maior.

O humor do ex-governador de Minas começou a mudar quando Aécio foi questionado sobre o novo visual. Para alguns, a barba deixou o tucano semelhante ao estilo de Lula. Ele negou a alusão a Lula e disse que decidiu mudar a aparência após reduzir as aparições públicas ao deixar o governo de Minas. "Qual a exclusividade que ele [Lula] tem da barba? Estou aproveitando uns dias para vocês [Imprensa] descansarem de mim e eu ir descansando um pouco a pele também.

Provocado com a questão do estilo, o ex-governador também não quis responder sobre uma possível declaração sua com relação ao movimento "Anastadilma", a exemplo do "Lulécio", quando os mineiros votaram em Lula para presidente e Aécio para governador, nas eleições de 2006.

Aécio teria dito a aliados que, em Minas, a campanha terá lema particular: "Aos traidores, a degola". Ele deu "pito" em dois prefeitos de sua base que acompanharam a visita de Dilma Rousseff, pré-candidata do PT ao Planalto, a Ouro Preto, no último dia 6. Ao ser questionado sobre a frase, o tucano preferiu se esquivar.