Ambas acontecerão na primeira quinzena de agosto.

Datas de inscrição do Prouni e Fies para o segundo semestre são divulgadas
Ambas acontecerão na primeira quinzena de agosto. / Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC), divulgou as datas do período de inscrição, do segundo semestre de 2022 para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que será de 1º a 4 de agosto e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) - de 9 a 12 de agosto. As inscrições poderão ser feitas no site do Ministério da Educação. 

Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e/ou 2021 poderão usar as notas para concorrerem bolsas de estudos no Prouni. Para o Fies, os alunos que realizaram o Enem, a partir da edição de 2010, é possível pleitear um financiamento estudantil.  

Além disso, a complementação das inscrições do Fies que foram postergadas para esta metade do ano, ocorrerão entre quarta-feira (27) e sexta-feira (29) da próxima semana.

No primeiro semestre, o Prouni, teve os pré-selecionados na lista de espera divulgados em 20 de abril. Ao todo, 544.755 pessoas se inscreveram nesta edição, que ofereceu número recorde de bolsas: 273.001, sendo 181.036 integrais e 91.965 parciais. Foram oferecidas bolsas para 19.584 cursos de Graduação, em 1.085 instituições privadas de ensino superior em todos os estados e no Distrito Federal.

Quem pode participar do Prouni

O Prouni oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de Graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. Podem concorrer ao benefício integral estudantes que têm renda familiar de até 1,5 salário mínimo e, às bolsas parciais, com renda familiar de até três salários mínimos, entre outros critérios legais. 

Quem pode solicitar o Fies

O Fies oferece financiamento a alunos em cursos superiores não gratuitos, com juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. Para participar, é preciso ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos, além nota igual ou superior a 450 no Enem e não ter zerado a redação.

Segundo o MEC, o Fies tem disponível cerca de 100 mil vagas por ano. O ministro da educação, Victor Godoy, disse:

“É preciso discutir uma nova política de financiamento estudantil, porque esta política está realmente sobrando vagas por conta dos juros e da dificuldade que os alunos têm de pagar”.

Serviço

O que: inscrições Prouni e Fies 2022/2

Quando: Prouni de 1° a 4/8 | Fies de 9 a 12/8

Onde: portal Acesso Único