Proprietário iniciou combate com maquinário, mas chamas se alastraram pela mata, exigindo intervenção do Corpo de Bombeiros; vários hectares foram consumidos pelo fogo.

Curto-circuito em rede de alta tensão causa incêndio em fazenda e mata ciliar de Maracaju
Proprietário iniciou combate com maquinário, mas chamas se alastraram pela mata, exigindo intervenção do Corpo de Bombeiros; vários hectares foram consumidos pelo fogo. / Foto: Robertinho/MaracajuSpeed

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área rural de Maracaju na tarde deste domingo (21), consumindo parte da palhada de uma lavoura e uma área de mata ciliar. A causa do fogo foi um curto-circuito provocado pelo rompimento de um cabo da rede de alta tensão que passa pela propriedade, localizada nos fundos do pesqueiro Jatobá.

O incidente começou por volta das 13:00h, quando o cabo de energia se partiu, gerando fagulhas que rapidamente deram início às chamas na vegetação seca. Ao perceber o fogo, o proprietário da área agiu rapidamente, utilizando maquinários pesados para criar aceiros (faixas sem vegetação para conter o fogo) e um caminhão-pipa para tentar controlar o avanço das chamas.

Apesar dos esforços iniciais, o fogo atingiu as copas das árvores e se alastrou com força pelo interior da mata, tornando o controle mais difícil e perigoso. Com a situação se agravando, o Corpo de Bombeiros foi acionado.

Os militares chegaram ao local com um caminhão Auto Bomba Tanque (ABT) e utilizaram equipamentos como abafadores e sopradores para combater o incêndio florestal. Após um trabalho intenso, a equipe conseguiu debelar as chamas.

Infelizmente, o fogo já havia causado um dano considerável, consumindo vários hectares tanto da mata ciliar quanto da palhada da área de plantio.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Maracaju como "Incêndio em Lavoura, Pastagem, Mata ou Floresta" para as devidas providências e apuração de responsabilidades.

Curto-circuito em rede de alta tensão causa incêndio em fazenda e mata ciliar de Maracaju