A ação objetivou acolher os acadêmicos, esclarecer dúvidas em relação ao curso e a profissão, e também promover a interação entre a turma e o corpo docente.

Curso de Pedagogia da Unigran realiza recepção dos calouros 2022
Os acadêmicos participaram de atividades durante a recepção / Foto: Divulgação

O curso de Pedagogia semipresencial da Unigran realizou a recepção de calouros 2022. A ação objetivou acolher os acadêmicos, esclarecer dúvidas em relação ao curso e a profissão, e também promover a interação entre a turma e o corpo docente.

O evento começou na segunda-feira, 21, com uma roda de conversa intitulada ‘A profissão do Pedagogo’, com a participação dos acadêmicos, corpo docente e dos egressos Janaina da Silva Souza, Jaqueline Campos Viegas, Simony de Oliveira Leite Santos e Edilson Rebelo dos Santos, que compartilharam as suas experiências profissionais.

Organizada pela coordenadora de Pedagogia, Elizabete Velter Borges, e pela coordenadora adjunta, Lilia Odete Nantes de Oliveira, a roda de conversa teve a finalidade de possibilitar um diálogo sobre a vivência que tiveram enquanto estudantes e agora, sob o olhar e a realidade de cada um, enquanto profissionais da área da Pedagogia.

“A intencionalidade de trazer egressos para esse momento, foi para que eles mostrassem a importância do curso, dos professores, da Instituição, da estrutura física, de recursos humanos, de planejamento e atuação, revelando que uma Instituição comprometida com a qualidade dos seus acadêmicos e egressos faz a diferença na atuação profissional”, comentou Elizabete Velter.

Na quarta-feira, 23, os recém-ingressos fizeram uma atividade prática na brinquedoteca. Elizabete explicou que as atividades tiveram o objetivo de acolher os alunos, principalmente para promover uma interação prática sobre a profissão e seus campos de atuação. 

“Na brinquedoteca, apresentamos imagens de vários campos de atuação do pedagogo e cada participante escolheu uma imagem e relatou o porquê. Em seguida, fizemos uma pintura com as mãos, do nome Pedagogia. A intencionalidade desta pintura coletiva com o nome do curso foi mostrar que a Pedagogia precisa de várias mãos em um trabalho coletivo para se ter qualidade, independente do campo de atuação que escolher para sua vida profissional, mas que seja um pedagogo que faça a diferença em sua atuação profissional, independentemente de onde estiverem”, explicou a coordenadora. 

Uma das acadêmicas que participou da atividade foi a caloura Joyce Geane Alves de Oliveira. Ela afirmou que escolheu o curso porque acredita que tem aptidão desde a infância, pela facilidade em falar em público e pela admiração por suas professoras. 

Ela confessou que ficou fascinada pelas atividades propostas na recepção. “Eu amei! Ali eu tive um contato mais direto com o professor e puder conhecer um pouco de como se encaminha um pedagogo após o término da graduação”, apontou. 

“Eu me apaixonei pela atividade, pude me enturmar com as mulheres da minha turma e conhecê-las um pouco melhor, além de ajudar a entender a cada dia o que é ser um pedagogo”, completou a acadêmica, sobre a atividade feita na brinquedoteca.