Criador de galos de briga é multado em R$ 26,5 mil por maus-tratos
Galos eram mantidos em gaiolas pequenas. / Foto: PMA/Divulgação

Um criador de galos de briga, de 54 anos, foi multado em R$ 26,5 mil pela Polícia Militar Ambiental (PMA) por maltratar as aves. O crime aconteceu em Jutí, cidade a 302 quilômetros de Campo Grande, e, segundo o delegado responsável pelo caso, Benjamin Lax, alguns animais eram mantidos em gaiolas muito pequenas.

O flagrante foi nessa quarta-feira (5). Na propriedade do suspeito foram encontradas 53 aves, sendo 40 galinhas e 13 galos da raça 'índio'. Animais dessa raça são utilizados em rinhas.

De acordo com a PMA, os animais tinham lesões na cabeça, com características de que eram utilizados em briga, além de que as esporas das aves foram arrancadas. As aves e 22 gaiolas de madeira e ferro foram apreendidas. À polícia, o suspeito disse que já teve local de rinhas de galho.

Lax disse ao G1 que o suspeito foi encaminhado para a delegacia e depois liberado, já que o crime é considerado por lei como "de menor potencial ofensivo”.

“No local não tinha brigas de galos, ou indícios de que tinham brigas. Tinham vários animais em gaiolas muito pequenas e galos da raça 'índios' que são usados para a pratica de brigas de galo”, frisou o delegado.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Juti, como praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.