Crescer ainda é um desafio para o empreendedor, diz pesquisa

O maior desafio para os pequenos empreendedores brasileiros neste ano será o de crescer. De acordo com o levantamento realizado pela ContaAzul, empresa de sistema de gestão online para micro e pequenas empresas, 53% dos entrevistados afirmaram que crescer será o desafio de 2015.

Ao todo, foram consultados 7034 clientes da plataforma com faturamento entre zero a 3,6 milhões de reais. Somente em São Paulo, foram entrevistadas 2922 empresas. A pesquisa foi realizada no último trimestre do ano passado e no começo de janeiro.

Ganhar produtividade, manter a lucratividade, inovar o produto ou serviço, diminuir a inadimplência e pagar impostos foram os outros desafios apontados pelos empreendedores.

Apesar das dificuldades, 63% dos empresários ouvidos se mostram otimistas para 2015, contra 16% com expectativa negativa e 21% que acreditam que o ano será neutro.

A pesquisa também revela quais são as principais dificuldades que o empreendedor enfrenta no dia a dia do negócio. Analisar as finanças e planejar gastos (29%), cumprir todas as tarefas planejadas para o dia (24%) e problemas na divisão do tempo útil (22%) estão no topo das respostas. Dos entrevistados,  somente 10% apontaram lidar com impostos e 9% lidar com a concorrência.

Vinicius Roveda, cofundador e CEO da ContaAzul, esperava que os principais problemas dos empreendedores fossem mais complexos. “As principais dificuldades são simples de resolver. Se for ver a realidade, as empresas não fazem porque consome muito tempo do empreendedor”, afirma.

Ser reconhecido pelo bom trabalho e ver os clientes satisfeitos (54%) e trabalhar com o que gosta (28%) lideram as satisfações do dia a dia dos entrevistados. Ter lucro aparece em terceiro lugar, com 16%.