Material audiovisual produzido em parceria com a ONG Recicleiros tem o objetivo de alertar os catadores sobre os cuidados que devem tomar durante a pandemia.

Covid-19: Projeto Conexão Água divulga dicas de prevenção aos trabalhadores da coleta seletiva
/ Foto: Assessoria de Comunicação Social Procuradoria Regional da República da 3ª Região

Em um momento em que o Brasil começa a flexibilizar as medidas de isolamento social tomadas para conter o avanço do novo coronavírus, o Projeto Conexão Água, do Ministério Público Federal, em parceria com a ONG Recicleiros, divulga treinamento em vídeo destinado aos trabalhadores da coleta seletiva. O objetivo é alertá-los sobre a necessidade de continuar se prevenindo da Covid-19, dando dicas sobre os procedimentos adequados para que possam retornar ao trabalho com menos riscos.

Produzido pela Recicleiros após consultas a estudos acadêmicos e profissionais de saúde e segurança, o material aborda temas como a higienização correta das mãos e dos materiais utilizados, as vestimentas e equipamentos de proteção individual adequados para evitar contaminação, a sequência correta para retirar o uniforme após o trabalho, regras de utilização de espaços, como manter a limpeza dos galpões, a importância do distanciamento social e do monitoramento diário das condições de saúde dos trabalhadores, entre outros.

A ideia é que esse treinamento online seja transmitido em cooperativas de catadores de recicláveis de todo o Brasil. O material também será dividido em cinco pequenas pílulas, que serão divulgadas pelas redes sociais.

Catadores e pandemia - Essenciais para prevenção e combate à propagação de doenças como a covid-19, e tendo importante papel para a sustentabilidade ambiental, econômica e social urbana, a coleta seletiva e a triagem de materiais recicláveis são atividades que naturalmente expõem os catadores a riscos de saúde. Pesquisa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) apontou que pessoas envolvidas na limpeza urbana e coleta seletiva são 5,5 vezes mais infectadas do que a média dos trabalhadores nas capitais brasileiras.

Essa situação de vulnerabilidade se intensificou durante a pandemia, o que fez com que algumas cooperativas paralisassem suas atividades, agravando ainda mais a fragilidade econômica e a vulnerabilidade social desses trabalhadores.

O material produzido pela Recicleiros em parceria com o Conexão Água busca justamente oferecer orientações de um processo viável e seguro para os catadores.