Evento será realizados nos dias 26 a 30 de maio.

Corumbá terá mostra de artes visuais nos 100 anos da Semana da Arte Moderna
Evento será realizados nos dias 26 a 30 de maio. / Foto: Claudiney Plaza

Para comemorar os 100 anos de Arte Moderna, Corumbá vai receber entre os dias 26 e 30 de maio, no Festival América do Sul Pantanal, a mostra “ícones 100 anos”, do artista Luiz Carlos Fernandes. As obras do artista estarão expostas na no calçadão em frente ao MUHPAN, no Porto Geral.

Natural da cidade de Avaré (SP), o artista possui mais de 70 prêmios nacionais e internacionais com a técnica de charges e caricaturas. Para o público do FASP, vai apresentar ícones de 1922 com 10 caricaturas em grande dimensão.

A exposição será ar livre e tem curadoria da gestora de artes do Núcleo de Artes Visuais da Difusão Cultural da FCMS, Marilena Grolli. Para ela a mostra vai possibilitar a reflexão sobre a semana histórica, além de utilizar uma forma democrática de expor ao ar livre: 

“O tema mostra personalidades que fizeram parte e construíram um dos momentos mais significativos da cena artística visual nacional, direcionando novos olhares e possibilidades até os dias de hoje. Todo público do festival terá oportunidade de prestigiar a exposição sem precisar adentrar as galerias, explorando novas formas de expor. Saímos do formato tradicional das tendas e galerias servindo como incentivo à pesquisa histórica de cada um deles”, conta a curadora.

Dentre os prêmios do artista destaca-se: prêmio HQmix de "Melhor ilustração infantil" (1997) com a coleção do Castelo Rá-Tim-Bum e de "Melhor caricaturista do Brasil" (2009). Acumulou mais de 70 prêmios, no Brasil e exterior, entre eles o World Press Cartoon.

Além da mostra, no dia 27 de maio, às 18h30, o artista Luiz Carlos Fernandes vai ministrar uma palestra aberta ao público, em parceria com o IFMS, no Campus Corumbá do IFMS, localizado na rua Pedro de Medeiros, 941, bairro Popular Velha.

O artista apresentará um bate papo com entrada livre onde falará sobre suas experiências em jornais e como ilustrador de livros didáticos, escultor, relatando o que ele entende sobre a arte.