Fila dobrava o quarteirão da prefeitura da Capital, antes mesmo das sete da manhã; desconto de 20% para pagamento à vista acaba hoje.

Contribuintes levam banco e marmita para encarar fila na Central do IPTU
Contribuinte levou banco para não ter de ficar muito tempo em pé / Foto: André Bittar

Antes mesmo das sete da manhã, dobrava o quarteirão a fila de contribuintes que buscam retirar o valor cobrado pela taxa de lixo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Cerca de 200 pessoas aguardam o início dos atendimentos no local, previsto para acontecer às 8h.

Muita gente preferiu trocar o conforto do lar para garantir um bom lugar na fila, mas sem perder o convívio com a família, nem mesmo as refeições do dia. Dona Elaidia de Lima, de 62 anos, por exemplo, trouxe as netas, de 9 e 11 anos, e a boa e velha marmita.

"Eu trouxe café da manhã e até almoço pra gente. Eu sabia que não conseguiria comprar ou sair da fila, então eu já trouxe tudo", revelou a moradora do bairro Jardim Los Angeles, que acordou às 5h para conseguir chegar antes da central abrir.

Para não ficar muito tempo em pé, teve gente que optou por levar o próprio banquinho. "Eu não aguento ficar muito tempo em pé, minhas pernas doem. E, como eu tinha visto na TV o tamanho do movimento de ontem, vim preparada", contou a pensionista Rosalba da Silva Morais, de 70 anos.

Quem não pensou na possibilidade do banco, improvisou como pode. Até capacete virou ferramenta para ficar em pé e conseguir descansar enquanto o atendimento não começa. Na fila, também foi possível encontrar famílias aguardando a abertura da Central. Pessoas com crianças de colo e contribuinte aproveitando para ler o jornal. 

Para conseguir ser o primeiro da fila, 'seo' Adão Pereira Barbosa, de 63 anos, chegou ao local por volta das 3h40, a mais de quatro horas da abertura. "Ontem eu cheguei aqui umas 7h50 e a fila já estava virando a esquina e, naquele momento, eu sabia que não seria atendido. Por isso, hoje eu cheguei bem cedo", afirmou o aposentado.