Palácios e igrejas do país da vodka encantam pela arquitetura singular, colorida e exuberante.

Conheça as belezas que encantam turistas na Rússia
A Catedral de São Basílio é uma igreja ortodoxa russa erguida na Praça Vermelha em Moscou, Rússia, entre 1555 e 1561; o local é um dos principais pontos turísticos do país. / Foto: Divulgação

O país da vodka tem muitas surpresas nas cidades que o constituem. Desde a arquitetura peculiar até a gastronomia inusitada, a Rússia se abriu ao turismo nos últimos anos e tem encantado os visitantes pela cultura e história.

A parada obrigatória do país é a capital Moscou, que reúne diversos pontos turísticos, como museus e galerias. 

O sistema de metrô da cidade funciona, por isso, é possível ir com o transporte para a Praça Vermelha, o Kremlin, as nove cúpulas da Catedral de São Basílio – erguida entre entre 1555 e 1561 –, o Mausoléu de Lênin, o Museu da KGB e tantos outros marcos da história russa. 

O inverno na Rússia é rigoroso, mas no outono e no verão é possível encontrar temperaturas mais amenas. 

SÃO PETERSBURGO

Uma das principais cidades da Rússia, São Petersburgo tem diversas atrações. Por isso, ao dividir o tempo, inclua um dia extra na viagem. 

Um dos principais pontos turísticos é o Palácio de Inverno, considerado deslumbrante pela maioria dos visitantes. 
Outro local é a Catedral de Kazan, que teve sua construção iniciada em 1801 e provavelmente é um dos ícones mais venerados pelo povo russo.

Os museus de Tsarskoye Selo e Peterhof, dois dos mais belos e grandiosos palácios do mundo, ficam em cidades vizinhas de São Petersburgo.
PETERHOF

Para chegar ao palácio de Peterhof é possível ir de barco ou de ônibus. Chegando ao palácio, há os Jardins Inferiores (Lower Gardens), onde fica a famosa cascata ladeada de estátuas douradas. Porém, no inverno, a cascata não funciona porque a água fica congelada.

TSARSKOYE SELO

Tsarskoye Selo é uma antiga residência da família imperial da Rússia, localizada a 26 quilômetros ao sul da cidade de São Petersburgo. 

Antiga residência imperial dos Romanov, faz parte, assim como todo o Centro Histórico de São Petersburgo e o Peterhof, do Patrimônio Mundial da Unesco. 

Entre os numerosos palácios imperiais e da nobreza existentes na vila, merecem destaque o Palácio de Alexandre e o Palácio de Catarina, que surpreende pela beleza. 

O Jardim do Palácio de Catarina é composto de duas partes: o Jardim Regular e o Jardim Paisagístico. Dizem que o Jardim Velho ou Holandês foi iniciado pelo Imperador Pedro I. Foram os mestres jardineiros holandeses Jan Roosen e Johann Vocht que projetaram o Velho Jardim na década de 1720, em três terraços em frente ao palácio imperial.
 
GASTRONOMIA

A história da Rússia influenciou em sua gastronomia, que mescla diferentes ingredientes. Entre os pratos tradicionais, está o kholodets, uma gelatina de carne, e o borscht, uma sopa de beterraba e tomate, servida quente. Entre os doces, há o blini, um tipo de panqueca russa com massa fina e que pode ser servido com creme de leite, geleia, mel, caviar ou salmão.