Confira os sete erros em redes sociais que prejudicam a carreira profissional
Profisisonais devem tomar cuidado com publicações no Facebook e outras redes sociais. / Foto: Reprodução da internet

As redes sociais podem alavancar a carreira dos profissionais e até ajudar a encontrar novos empregos. Por outro lado, algumas publicações no Facebook, Twitter e Instagram também podem prejudicar a imagem de uma pessoa a ponto de refletir em sua carreira. Cada vez são mais comuns os relatos de pessoas que perderam um emprego ou uma promoção por causa do comportamento considerado inadequado nas mídias sociais. Por isso, o site americano especializado em empregos CarrerCast listou os sete erros em redes sociais que podem prejudicar o profissional.

Falar mal do trabalho ou chefe

Por mais que muitas pessoas considerem seus perfis em redes sociais estritamente pessoais, é preciso tomar cuidado e ter cautela. Falar mal do seu emprego ou patrão é completamente inadequado nas redes sociais. Mesmo quando o chefe não está na lista de amigos ou está bloqueado para visualizar a publicação, um colega de trabalho pode encaminhar a mensagem para o superior hierárquico.

Mesmo que esse comentário não prejudique seu trabalho atual, existe a possibilidade de atrapalhar seus planos futuros. Um potencial empregador pode desistir de contratar uma pessoa que fala mal dos chefes e do trabalho na internet.

Compartilhar uma oferta de emprego

Muitas oportunidades de emprego são confidenciais. Então, se você recebeu um convite para trabalhar em uma empresa, não saia comemorando ou espalhando em seus perfis nas redes sociais. Se o profissional quebrar a confidencialidade logo de cara, o empregador pode considerar que a pessoa não é digna de confiança e desistir da contratação por esse motivo.

Ainda mais importante: em nenhuma hipótese fale algo negativo sobre a oferta de emprego. O site Mashable noticiou o caso de uma mulher que publicou no Facebook: “Cisco (uma multinacional) me ofereceu um emprego! Agora eu tenho que pesar a utilidade de um salário gordo contra o trajeto diário para San Jose (onde fica a empresa) e odiando o trabalho”.

Como um funcionário viu a publicação, a mulher perdeu o emprego antes do primeiro dia.

Plagiar

Além das dicas clássicas de comportamento nas redes sociais, como não postar fotos de biquíni, não fazer apologia ao uso de drogas e violência, além de não escrever palavrões ou palavras grosseiras, há outro fator que pode danificar a imagem do profissional: o plágio.

O ato de se apropriar de algo é totalmente inaceitável no mundo dos negócios. O plágio pode revelar características negativas como incompetência, preguiça e falta de integridade. Por isso, mantenha seus perfis pessoais com muito cuidado. Ao postar uma foto, dê crédito ao fotógrafo e, ao citar um artigo, deixe claro o nome do autor.

Usar muitas abreviações e gírias

Pode parecer uma bobagem não usar a mesma linguagem e abreviações usadas em mensagens com amigos nas redes sociais. No entanto, evite o exagero de abreviações, de gírias e muito cuidado com os erros de ortografia ou gramática. Uma pesquisa recente citada pelo CarrerCast mostrou que 66% dos empregadores ficam com uma imagem negativa dos profissionais que cometem erros de ortografia ou gramática em suas publicações nas redes sociais.

Fazer comentários ofensivos

Qualquer comentário com a intenção de ofender outra pessoa ou um determinado grupo pode custar seu emprego. O site CarrerCast lembra o caso de um produtor de rádio que acabou demitido depois de publicar no Twitter, quando estava bêbado, comentários racistas sobre a população de Santo Antonio, já que seu time tinha perdido um jogo no lugar. Evite postar comentários em tom ofensivo, mesmo que você encare isso como uma brincadeira.

É importante lembrar que isso não acontece apenas nos Estados Unidos. No ano passado, um caso teve repercussão no Brasil. Uma torcedora flagrada pelas câmeras, durante uma partida ente Grêmio e Santos em agosto, gritando a palavra “macaco” para o goleiro Aranha, perdeu o emprego e foi processada por injúria racial. Uma publicação preconceituosa em uma rede social pode ter as mesmas consequências.

Publicar fotos com bebidas alcoólicas

Mesmo os profissionais maiores de idade podem ser prejudicados por fotos com bebidas alcoólicas em redes sociais. Por isso, cuidado com a ideia que as imagens publicadas no Facebook e Instagram passam para os possíveis empregadores e chefes atuais.

De acordo com o site CarrerCast, em 2009, uma professora postou uma foto no Facebook em que aparecia visitando uma fábrica de cerveja durante as férias. Naturalmente, ela aparecia com uma taça de vinho e uma cerveja na mão. Por causa de uma denúncia feita pela mãe de um aluno, o conselho escolar suspendeu a professora.

Zombar dos seus clientes

Assim como reclamar do seu chefe ou colegas de trabalho, zombar ou reclamar dos seus clientes pode ter efeitos igualmente negativos para o profissional. Mesmo que a vontade seja apenas de desabafar ou de contar uma história engraçada, não faça comentários negativos sobre seus clientes, já que isso prejudica não só a sua imagem, como também da empresa em que trabalha. O CarrerCast destaca que diversos garçons foram demitidos após postarem fotos inadequadas, como contas que identificavam os clientes por características negativas.

Alguns casos ainda mais sérios também tiveram repercussão internacional, como o funcionário do Subway demitido após esfregar o pênis em um pão, o atendente do KFC dispensado por postar uma foto lambendo o purê e um empregado do Burger King que perdeu o emprego depois de publicar uma imagem em que aparecia pisando em alface na cozinha da lanchonete.