Autor foi preso e responderá pelos ilícitos de “Dano, Resistência, Desacato, Conduzir Veículo Automotor com Capacidade Psicomotora Alterada em Razão da Influência de Álcool ou de Outra Substância Psicoativa que Determine Dependência e Direção Perigosa de Veículo na Via Pública”.

Condutores maracajuenses agem como se estivessem em cenas de filmes de Hollywood e mais um condutor empreende fuga de viaturas policiais conduzindo SW4. Fato ocorreu no fim da noite do domingo (26), tendo início na Vila Juquita
Viatura da 2ª CIPM de Maracaju e caminhonete Hilux SW4 com placas de Maracaju sendo levada para unidade policial. / Foto: Robertinho

O fato foi registrado em boletim policial, onde é relatado que por volta das 23:05h do fim da noite do domingo (26), policiais militares estavam realizando uma abordagem de rotina a um motociclista na Rua Major Carlos da Silva, Vila Juquita, quando o veículo Toyota Hilux SW4 de cor Preta e placas de Maracaju, passou pelos policiais em altíssima velocidade, sentido a Vila, contudo os PMs continuaram com os procedimentos de rotina de checagem dos documentos da motocicleta e de seu condutor, e minutos depois a caminhonete SW4 retornou em alta velocidade no sentido Centro, quase atropelando um dos policial militar que estava ao lado da viatura da PM.

A viatura estava com os faróis e giroflex acesos e devidamente estacionada na pista, diante do risco que o condutor causou tanto aos policiais como as pessoas que transitavam pela via, foi iniciado o acompanhamento tático ao veículo pela Rua Major Carlos da Silva, sendo dado ordem de parada ao condutor com sinal sonoro (sirene) e luzes intermitentes (giroflex), o qual foi desobedecido totalmente pelo condutor, que tomou sentido Rua Gonçalves Dias, Vila Margarida, desrespeitando as vias preferenciais, colocando novamente em risco os usuários da via.

Os policiais prosseguiram no acompanhamento tático pela Av. Marechal Deodoro da Fonseca sentido centro, onde foi dado novamente sinais sonoros e sinais luminosos para que o condutor parasse o veículo, sendo novamente desobedecidos pelo condutor, e o condutor ainda tentou fechar a viatura, onde quase ocasionou uma colisão frontal da viatura com outro veículo.

O condutor de iniciais H. G. B. (22) continuou dirigindo de forma imprudente colocando a vida de terceiros em perigo, e não acatava as várias ordens de parada emanadas pelos policiais, foi então efetuado disparos de arma de fogo nos pneus traseiros do veículo, e mesmo com os pneus traseiros furados o condutor prosseguiu se evadindo da abordagem policial, pela Av. Mário Corrêa, sendo então solicitado apoio de mais uma viatura policial.

Ainda no prolongamento da Av. Mário Corrêa novamente foi dado ordens de parada ao condutor, sendo novamente desobedecidas pelo condutor H. G. B. (22) que tomou sentido a Rua Pereira do Lago, Rua 11 de Junho e Av. Perimetral Leste cometendo várias infrações de trânsito.

Os militares prosseguiram no acompanhamento tático até a Rua Pascoal Moreira Cabral, Bairro Alto Maracaju, onde fica a residência do condutor, e que ao descer do veículo este passou a “DESACATAR” e “AGREDIR” os policiais militares, sendo necessário o uso de força moderada para conseguir contê-lo e algemá-lo com as mãos para trás do seu corpo, para sua segurança e dos policiais.

O condutor H. G. B. (22), apresentava características de embriaguez, com forte odor etílico, fala alterada (aos gritos), olhos avermelhados e muito exaltado. No interior do veículo foi encontrado três garrafas de VODKA (KISLA) vazias e uma garrafa de ENERGÉTICO também aberto.

H. G. B. (22) foi colocado no compartimento de segurança da viatura policial, porém o mesmo passou as algemas para frente do corpo e veio a danificar o interior do compartimento da viatura.

Diante dos fatos, foram tomadas as medidas administrativas ao caso, confeccionado boletim policial e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil juntamente com o autor.