“Meu fone de ouvido quebrou e preciso comprar um novo. Entro na internet, pesquiso por um modelo e decido adquiri-lo na loja virtual que oferece o menor preço. O problema é que, infelizmente, nunca comprei nada nesse e-commerce e sei, portanto, que terei pela frente mais de 10 cansativos passos para realizar apenas o cadastro inicial. No fim do dia, deixei a compra online de lado e adquiri meu fone na lojinha da esquina.”

Quem nunca passou ou conhece alguém que tenha vivido uma situação parecida com essa? É nesse estágio que o comércio eletrônico nacional se encontrava até pouco tempo atrás, quando os gateways e outras soluções lançaram o sistema de pagamento em um clique, que facilitou a vida dos clientes e, consequentemente, aumentou a taxa de conversão dos varejistas virtuais.

Mas uma dúvida ainda paira sobre a cabeça dos usuários que consomem pela web em uma frequência não tão constante e não tem familiaridade com esse tipo de compra: o que garante a segurança da transação? A resposta é um sistema de tokenização ao mesmo tempo robusto e de simples usabilidade.

As soluções desse tipo trabalham sem dados sensíveis, permitindo transações com total segurança – ou seja, mesmo que alguém as intercepte, as informações não terão valor fora dos servidores da empresa que processa o pagamento.

Oferecer uma navegação fluida, sem solicitação de preenchimento de campos, como nome, e-mail, telefone e dados bancários, também garante um nível muito maior de conversão perante os concorrentes que não contam com essa facilidade. Pagamento em um clique exclui o fator “burocracia” no ato da compra. Isso resulta em consumidores mais contentes e vendedores satisfeitos com os resultados.