Comissão da Câmara aprova processo de impeachment de Dilma

A Comissão Especial do Impeachment acabou de aprovar por 38 votos a favor e 27 contra, o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que pede o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT).

Segundo o relator, Dilma Rousseff cometeu crime de responsabilidade ao abrir créditos suplementares via decreto presidencial, sem autorização do Congresso Nacional, e em desconformidade com um dispositivo da lei orçamentária que vincula os gastos ao cumprimento da meta fiscal; e ao atrasar repasses para o custeio do Plano Safra, o que obrigou o Banco do Brasil a pagar benefícios sociais com recursos próprios - o que ficou conhecido como pedaladas fiscais.

O parecer de Jovair Arantes agora será analisado pelo Plenário da Câmara dos Deputados, onde precisará de 342 votos favoráveis para seguir para análise do Senado. Ao todo, a Câmara tem 513 deputados federais.

A expectativa é de que a votação no plenário da Câmara ocorra na próxima sexta-feira (15), leve três dias com o término  no domingo (17).

O parecer foi aprovado em uma sessão tensa, que durou aproximadamente oito horas e foi marcada por bate-bocas e provocações entre parlamentares.

Antes mesmo do início, houve uma briga entre os deputados na hora de assinar o nome na lista de presença. A confusão foi pelo fato de na ausência de deputados titulares, votariam os suplentes por ordem de chegada.

Bancadas

Os líderes do PP, PSD, PHS, PROS e Rede Sustentabilidade liberaram na comissão especial do impeachment, suas bancadas para a votação do parecer do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), pela admissibilidade do impedimento da presidenta Dilma Rousseff. Já os líderes do PRB, Solidariedade, PSB, DEM, PPS, PR e PMB declararam voto pelo impeachment, enquanto as lideranças do PT, PCdoB, PDT, PTN, PSOL e PEN firmaram posição contrária ao impeachment.