Segundo a parlamentar, o processo de democratização do ensino está alinhado à redução das desigualdades socioeconômicas.

Comissão avalia assistência dada a estudantes indígenas durante a pandemia

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados avalia nesta quarta-feira (11) a assistência estudantil dada aos indígenas e quilombolas no Pará e no Amazonas durante a pandemia.

A deputada Vivi Reis (Psol-PA), que pediu a realização do debate, ressalta que a pandemia de Covid -19 impôs de forma imediata a oferta do ensino remoto, aprofundou as desigualdades e explicitou as limitações ao seu enfrentamento.

"Os desafios enfrentados não foram iguais, e os dados mostram que a pandemia afetou ainda mais a vida escolar do perfil de estudantes que já era mais impactado pela cultura do fracasso escolar: estudantes negros e indígenas, nas regiões norte e nordeste do País."

Segundo a parlamentar, o processo de democratização do ensino está alinhado à redução das desigualdades socioeconômicas.

Ela alerta, no entanto, que não basta garantir o acesso público à educação, é preciso assegurar políticas de assistência para criar condições de permanência desses alunos.

"É necessário associar à qualidade do ensino ministrado uma política efetiva de investimento em assistência, a fim de atender às necessidades básicas de moradia, de alimentação, de saúde, de esporte, de cultura, de lazer, de inclusão digital, de transporte, de apoio acadêmico e de outras condições."

Foram convidados para discutir o assunto com os deputados, entre outros:
o reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho;

a representante da Associação dos Estudantes Indígenas da Universidade Federal do Pará Virgínia Braga Fonseca; um representante dos estudantes indígenas do Amazonas; e um representante do Ministério da Educação.

A audiência, que recebeu apoio do deputado José Ricardo (PT-AM), será realizada no plenário 12, a partir das 14 horas.