Para o funcionamento com colaboradores o comércio deve cumprir com os critérios e exigências da Convenção Coletiva

Comércio de Campo Grande poderá funcionar normalmente durante os feriados de junho
Para o funcionamento com colaboradores o comércio deve cumprir com os critérios e exigências da Convenção Coletiva / Foto: Henrique Arakaki, Midiamax

Nos feriados de 13 e 19 de junho, o comércio varejista de Campo Grande está autorizado a funcionar normalmente, conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre o Sindivarejo-CG (Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande), a Fecomércio MS e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande.

Entretanto, para o funcionamento com colaboradores nestas datas, é necessário o cumprimento integral da cláusula vigésima nona da Convenção Coletiva, que estabelece os critérios e exigências para o trabalho em feriados.

Entre as obrigações, estão: comunicação prévia do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande com a lista dos colaboradores que irão atuar nos feriados; o pagamento da taxa prevista no instrumento coletivo; e o cumprimento das demais condições estabelecidas no acordo, como jornada especial e compensações.

Conforme Fernando Camilo, gerente sindical da Fecomércio MS, o cumprimento da convenção é importante para garantir segurança jurídica às empresas e respeito aos direitos dos trabalhadores.

“A autorização é fruto do diálogo entre as entidades sindicais e garante segurança para que o comércio possa atender a população nesses feriados. É fundamental que os empregadores fiquem atentos às regras e comuniquem previamente o sindicato laboral, conforme previsto na convenção coletiva”, afirma.