Alguns acusaram a marca de racismo

 Comercial de Natal da Perdigão causa polêmica entre internautas
Família Silva

O novo comercial de natal da Perdigão causou polêmica entre internautas ao tentar abordar diversidade e inclusão. Alguns consumidores consideraram a campanha racista ao abordar a necessidade de assistencialismo à família negra, enquanto a família branca surge como quem ajuda.

Durante a propaganda, que tem duração de 30 segundos e fala sobre assistencialismo à famílias que precisam, aparece a família Silva, negra e sem a presença paterna, agradecendo pela possibilidade de ter “um Natal especial. Daqueles que a gente só imaginava”.

Depois, aparece uma “família branca”, Oliveira, que, segundo a propaganda, seria responsável pela doação de um Chester para os Silva terem com o que celebrar o Natal.

Para alguns internautas a propaganda se torna ofensiva ao colocar família de negros em situação de vulnerabilidade, enquanto a “família branca” aparece estruturada como “salvadora da pátria”. Para muitos, a propaganda ressalta uma visão superficial e racista sobre assistencialismo.

Uma consumidora se indignou com a campanha e comentou o vídeo dizendo: “E a família branca novamente salva o Natal da pobre família negra que não pode comprar um Chester? – E não venham com aquele papo de “coincidência” ou “nós não enxergamos cor”, porque se fosse assim, teríamos mais famílias negras retratadas ajudando pobres famílias brancas por aí. Mas é isso, Brasil: país onde 98% da população não se acha racista, 99% conhece alguém racista e dessa forma todo mundo tem permissão pra continuar sendo”.

Vivian Duarte, consultora de Marketing, diz que a campanha representa o pensamento comum. Na sua conta do Facebook, a consultora apresentou o vídeo do comercial e afirmou que usará em suas palestras para “falar sobre vieses inconscientes, diversidade que convém e dicas de como reforçar a estrutura patriarcal e racista com sutileza e requinte de bondade. A propaganda é arma bélica nas mãos de pessoas que insistem em retratar e escancarar preconceitos, machismo e racismo, envelopando tudo isso com jingles fofos”.

 
Controvérsias 

Embora alguns internautas e ativistas tenham se sentido ofendidos ou insatisfeitos com a abordagem realizada pela Perdigão, teve aqueles que disseram achar normal e até “misturada” as famílias, não vendo nada de mais na campanha.

Um consumidor comentou na postagem do vídeo no Youtube dizendo “Não vi nada demais e ainda sou negro!!!”. Outro também saiu em defesa da marca, abordando a mescla de raças abordada na propaganda.

“Na família Oliveira tem 2 negros, e na família Silva tem 3 negros, ou seja são duas famílias miscigenadas, não existe família negra ou branca neste comercial, é a representação da miscigenação, somos todos mestiços, parem de problematizar, a campanha da perdigão é linda”, disse o consumidor.

A maioria dos espectadores que visualizaram o vídeo disseram não se sentir atacados, já que a propaganda misturou raças na propaganda. Alguns afirmaram terem visto somente o assistencialismo, que foi o alvo principal na campanha.