Palmeiras abre o placar cedo com falha defensiva do Cuiabá.

Com time reserva, Palmeiras vence Cuiabá fora de casa
Com muitos garotos em campo, Palmeiras foi superior ao Cuiabá mesmo fora de casa. / Foto: AssCom / Dourado

Em partida válida pela 36ª rodada do Brasileirão 2021, o Palmeiras venceu o Cuiabá pelo placar de 3 a 1 na Arena Pantanal. Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 62 pontos e está na terceira colocação na tabela. Já o Cuiabá está na 15ª colocação, com 43 pontos e segue brigando para se afastar do Z-4.

Palmeiras abre o placar cedo com falha defensiva do Cuiabá

Logo no começo do jogo, era visível que apesar de vários jogadores que não costumam ter oportunidades como titular, o Palmeiras estava mais ligado. O ataque formado por jovens deixou o time com muita movimentação e foi assim que o time alviverde abriu o placar, após bola enfiada por Gustavo Garcia para a velocidade de Gabriel Silva, que contou com a falha de Walter e Paulão, para marcar o primeiro gol da partida.

Com a vantagem, o Palmeiras seguiu apostando nos contra-ataques e se defendendo com uma linha de cinco na defesa, muito difícil de ser ultrapassada. O Cuiabá não encontrava outro caminho para chegar perto do gol que não fosse os chutes de longe, pois o toque de bola não conseguia infiltrar na grande área palmeirense.

 
Palmeiras controla o jogo e impedia as ações ofensivas do Cuiabá

Apesar de ter mais a bola, o Cuiabá não levava tanto perigo ao gol de Vinícius Silvestre e quem controlava o jogo era o Palmeiras, assustando mais nas chances que criava.

Com uma defesa muito bem montada, o Palmeiras seguia apostando em contra-atacar e foi assim que chegou ao 2 a 0, achando um buraco na intermediária do Cuiabá e contando com a velocidade de Giovani para levar a bola até perto da área e chutar rasteiro, sem chances para defesa de Walter.

Com o gol do ex-Palmeiras Alan Empereur, após cobrança de escanteio, o Cuiabá passou a gostar mais do jogo e por pouco não empatou no lance seguinte, em chute que parou no goleiro Vinícius, porém a partida mudou pouco antes do intervalo, mas com o Cuiabá gostando um pouco mais do jogo.

Palmeiras segue controlando o jogo, mas o Cuiabá ameaça mais

O início do segundo tempo seguiu a tônica da etapa inicial, com o Palmeiras se defendendo bem e trabalhando a posse da bola quando a tinha. O diferencial foi que a equipe mandante passou a se mandar mais ao ataque e dessa forma finalizar com mais perigo. Jorginho promoveu a entrada de Elton e deixou o Dourado ainda mais ofensivo.

As principais oportunidades nasceram de cruzamentos pela direita e tabelas rápidas pelo meio, pegando a defesa do Palmeiras muitas vezes desarrumada e conseguindo chegar com mais facilidade, sendo seis chutes nós primeiros 15 minutos do segundo tempo.

Precisando do resultado, Cuiabá estava visivelmente cansado em campo

Com o passar do tempo no segundo tempo, os atacantes do Dourado foram se desgastando e o número de chances começou a diminuir, muito por conta da forte aplicação defensiva dos zagueiros do Palmeiras, que aproveitaram a oportunidade como titulares na equipe tri campeã da América.

O Palmeiras seguiu apostando nos contra-ataques e deixava os mandantes subirem para o ataque buscando achar espaços na defesa. O Cuiabá continuou criando, mas sem finalizar mais tanto como antes. A defesa do time alviverde ganhava a maioria dos duelos e logo acionavam os atacantes para tentar encaixar um contragolpe e matar de vez o jogo na Arena Pantanal.

Na reta final do jogo, o Cuiabá partiu com tudo para cima do Palmeiras e obrigou o goleiro Vinícius Silvestre a fazer uma linda defesa para garantir a vitória do Palmeiras fora de casa e que foi selada com um golaço de Gabriel Veron para fechar o placar e deixar a torcida palmeirense em festa.

No próximo jogo, o Cuiabá visita o Athletico-PR, no dia 03/12, às 19h, em jogo válido pela 35ª rodada. Já o Palmeiras também visita o Athletico-PR, mas pela 37ª rodada, no dia 06/12, às 19h.

Ficha técnica

CUIABÁ 1 x 3 PALMEIRAS

Local: Arena Pantanal, em Cuiabá-MT;

Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior - PR;

Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva - FIFA/GO e Sidmar dos Santos Meurer - PR;

VAR: Rodolpho Toski Marques - FIFA/PR, Jefferson Cleiton Piva da Silva - PR e Vidal Cordeiro Lopes - BA.

Público: 27.500 torcedores

Cartões amarelos: Rafael Gava, Uendel e Pepê (CUI); Gabriel Veron X2 e Gustavo Garcia (PAL)

Cartões vermelhos: João Martins e Gabriel Veron (PAL)

Gols: Gabriel Silva (03'/1ºT) (0-1); Giovani (29'/1ºT) (0-2); Alan Empereur (36'/1ºT) (1-2)

CUIABÁ: Walter; João Lucas, Alan Empereur, Paulão e Uendel (Lucas Hernández, 00'/2ºT); Max (Felipe Marques, 00'/2ºT), Pepê (Jonathan Cafu, 20'/2ºT), Rafael Gava (Yesus Cabrera, 27'/2ºT) e Camilo; Clayson e Jenison (Elton, 11'/2ºT). Técnico: Jorginho.

PALMEIRAS: Vinicius Silvestre; Michel, Benjamin Kuscevic e Renan; Gustavo Garcia (Lucas Freitas, 40'/2ºT), Gabriel Menino (Fabinho, 35'/2ºT), Matheus Fernandes (Pedro Bicalho, 35'/2ºT) e Victor Luis (Vanderlan, 00'/2ºT); Gabriel Veron, Gabriel Silva e Giovani (Kevin, 27'/2ºT). Técnico: João Martins.