A mulher já responde por ações penais e cíveis.

Com registro da OAB suspenso, advogada é presa após acompanhar cliente em delegacia de Dourados
2ª Delegacia de Polícia Civil de Dourados. / Foto: Reprodução, Polícia Civil

Uma advogada, com o registro da OAB (Ordem dos advogados do Brasil) suspenso, de 45 anos, foi presa na tarde desta terça-feira (25), após exercer irregularmente a atividade de advogada na 2ª Delegacia de Polícia Civil de Dourados. A investigada já responde por ações penais e cíveis.

Segundo a Polícia Civil, a mulher compareceu à delegacia acompanhando uma cliente, assim, chegou a orientar nos depoimentos, participar de atos formais do inquérito policial e assinar documentos oficiais, como então advogada. As práticas foram constatadas durante procedimentos internos da própria Delegacia.

Os policiais conseguiram constatar que a mulher atualmente se encontra suspensa pela OAB/MS, além disso, responde a ações penais e cíveis. Entre os registros está crime de apropriação indébita praticada contra clientes, envolvendo valores que ultrapassam R$ 200 mil.

A autoridade policial realizou a autuação em flagrante pelos crimes de: Falsidade Ideológica (art. 299 do Código Penal); e Exercício de Atividade com Infração de Decisão Administrativa (art. 205 do Código Penal).

Por fim, a autoridade policial representou ao Poder Judiciário pela aplicação de monitoração eletrônica, medida cautelar prevista no art. 319 do Código de Processo Penal.

O que diz a OAB/MS?

“A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso do Sul informa que serão adotadas todas as medidas disciplinares decorrentes do descumprimento da suspensão“, diz nota encaminhada ao Jornal Midiamax.