Mais de 100 produtores de MS estiveram no encontro em Brasília.

Com participação de Mato Grosso do Sul, Encontro Nacional do Agro reúne 3,5 mil produtores rurais
Mais de 100 produtores de MS estiveram no encontro em Brasília. / Foto: Divulgação/Famasul

Realizado pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), nesta quarta-feira (10), e com participação de mais de 100 produtores de Mato Grosso do Sul, o Encontro Nacional do Agro 2022 reuniu mais de 3,5 mil pessoas de todo o Brasil para debater o futuro do setor, em Brasília. O Sistema Famasul levou na caravana de Mato Grosso do Sul, presidentes de sindicatos e lideranças para representar Mato Grosso do Sul. 

“Fomos convidados pela CNA a participar desse importante evento e apresentarmos aos futuros governantes propostas pelo avanço do agronegócio. Tivemos a oportunidade de conhecer pessoas de todo o país para uma troca de experiências e ter acesso a toda representatividade junto ao presidente da República, à deputada federal Tereza Cristina, e tantos outros nomes fundamentais para a sustentabilidade da nossa agropecuária', ressaltou o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

Proposta aos governantes

Apresentado pelo diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, o documento com propostas traz, além de demandas específicas do agro, contribuições para temas como reformas tributária, administrativa e política; educação, formação e emprego; saúde e segurança; segurança alimentar; e meio ambiente (fontes de energia limpa e mercado de carbono).

Programação

Os ministros Joaquim Leite e Marcos Montes falaram sobre a relação entre produção de alimentos e preservação ambiental durante o painel “Segurança Alimentar e Meio Ambiente', com moderação do jornalista Alexandre Garcia.

No painel “Cenários econômicos e seus reflexos no agro' foram analisadas a geopolítica, pandemia, e um novo desenho de globalização pelo sócio consultor da MB-Agro, Alexandre Mendonça de Barros, e o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O cenário político e a agenda legislativa foram temas de outro debate realizado com a participação do presidente do Instituto CNA, Roberto Brant, e o chefe da Assessoria de Relações Institucionais da CNA, Nilson Leitão.