No total, houve um aumento de 135% em relação a 2018 e 5% comparando com o processo do ano passado. Todos os candidatos serão convocados para as provas.

Com mais de 25 mil inscritos, procura pelo vestibular da UFMS aumentou 135%
Corredor central da UFMS. / Foto: Henrique Kawaminami

Com exatos 25.068 candidatos inscritos, o vestibular 2022 e as três etapas do Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) bateram recorde de inscrições, neste ano. A marca era inédita em quatro anos desde a adoção dos métodos próprios de ingresso na Universidade. No total, houve um aumento de 135% em relação a 2018 e 5% comparando com o processo do ano passado. Todos os candidatos serão convocados para as provas.

“Estamos muito felizes com a procura pela nossa universidade, principalmente porque estamos vivenciando a maior crise sanitária do planeta e conseguimos fortalecer os nossos processos seletivos, mesmo com a adesão ao Sisu. Isso nos dá muito orgulho e é fruto do trabalho sério e competente de toda a comunidade universitária', disse a vice-reitora Camila Ítavo.

 A quantidade de candidatos também surpreendeu o pró-reitor de graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira. “Como as vagas foram ofertadas também no Sisu, além do PASSE e Vestibular, nós esperávamos uma diminuição na quantidade de candidatos. Contudo, tivemos um aumento significativo', disse.

Para o ano que vem estão sendo ofertadas 5.525 vagas – 3.347 para o vestibular e 1.089 para o Passe – distribuídas entre todos os 114 cursos da Cidade Universitária e dos câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e do Pantanal.

A prova do Vestibular UFMS será realizada no dia 5 de dezembro, das 8h às 13h. A avaliação é composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. Já a prova do Passe será em 12 de dezembro, também das 8h às 13h, com 60 questões objetivas de múltipla escolha e, apenas aos candidatos da terceira etapa, uma redação.

As duas provas dos processos seletivos serão realizadas presencialmente nos municípios de todos os câmpus e Dourados com todas as medidas de proteção e segurança preconizadas pelas organizações de saúde.

Para mais informações, acesse o site ingresso.ufms.br.