Ação visa à segurança de todos aqueles envolvidos nos cuidados aos pacientes.

Com expansão de doenças contagiosas, novo protocolo de higienização das mãos é aprovado
Algumas práticas para a higienização das mãos. / Foto: Anvisa

A publicação do Diário Oficial de Campo Grande desta segunda-feira (17) aprova os protocolos de Higienização das Mãos e de Identificação do Paciente da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau). As ações devem prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras), e serão aplicadas em todos os serviços de saúde da rede municipal. 

A assessoria da Sesau explica que a aprovação do protocolo serve para oficializar as ações, e para poder fomentar a necessidade de higienizar as mãos. Ainda de acordo com a secretaria, serão espalhados panfletos e cartazes pela cidade. 

O protocolo traz as condições essenciais para o processo como: Ter acesso a sabonete líquido e papel toalha; fornecimento contínuo e seguro de água; e o acesso imediato as preparações alcoólicas para a higiene das mãos no ponto de assistência.

Além disso, terá a obrigatoriedade de pias no quantitativo de uma para cada dez leitos serão necessárias, e monitoramento das práticas de higiene das mãos e a infraestrutura.

As formas de higienização englobam a higiene simples (água e sabonete comum, sob a forma líquida), a higiene anti séptica (água e sabonete associado a agente antisséptico), a fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica, e higienizar as mãos com água e agente antisséptico antes de procedimentos cirúrgicos.

Ocorrerá o fornecimento da capacitação regular a todos os profissionais de saúde sobre a importância da higienização das mãos, com base na abordagem “Meus 5 Momentos para a Higiene das Mãos”.

Os cinco momentos são: Antes de tocar o paciente, antes de realizar procedimento limpo/asséptico, antes e depois do contato com o paciente, após tocar superfícies próximas ao paciente e após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções.