Secretaria Estadual de Saúde definiu mutirão de vacinação contra a covid-19 nesta semana.

Com
Profissional de saúde prepara aplicação de vacina contra a covid. / Foto: Arquivo/Campo Grande News

O governo de Mato Grosso do Sul quer que todos os 79 municípios sul-mato-grossenses façam um mutirão de aplicação de vacinas contra a covid-19, nesta semana. Segundo o executivo estadual, a expectativa é utilizar 275 mil doses em sete dias.

A proposta foi definida em reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), que reúne representantes municipais e da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Além disso, no próximo sábado, espera-se que as cidades organizem o "Dia D" da vacinação.

Segundo publicação feita pelo Estado, a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) apoia a iniciativa, mas a pasta aguarda o posicionamento do Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde).

Distribuição de vacinas - Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, as vacinas já foram distribuídas às secretarias municipais. "Essa semana, distribuímos aos municípios, 275 mil doses de vacinas, entre Astrazeneca, Pfizer e Coronavac".

Já havíamos recebido quantitativo na semana passada, temos estoques nos municípios e precisamos fazer esse mutirão tanto para evitar que vacinas fiquem estocadas em geladeiras, quanto para oportunizar a todos o direito de tomar a vacina”, salientou Geraldo Resende.

Por fim, o titular da SES elogiou a união entre Estado e municípios, que tem feito a vacinação estadual ser a mais avançada de todo o Brasil. "Com a proposta do mutirão, vamos intensificar a busca ativa para que todos completem o ciclo vacinal ou mesmo tomem a dose de reforço, como por exemplo os idosos e pessoas com deficiência que estão em instituições de acolhimento”, finaliza.

Diferente do pico da pandemia neste ano, o Estado tem confirmado cerca de 116 casos e quatro mortes pela doença, segundo última atualização da SES. Pouco mais de 54% de toda a população de Mato Grosso do Sul já foi vacinada com duas doses ou dose única.