Chuva provoca problemas, que afetam escoamento, como pontes quebradas.

A colheita da safra de verão será aberta oficialmente amanhã, mas apenas em cerimônia solene na Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul. Na prática, a retirada dos grãos das lavouras está bastante irregular no Estado diante das chuvas intensas em quase todas as regiões produtoras que impedem a entrada das máquinas nas áreas, estradas intransitáveis e pontes destruídas. A previsão é de que sejam colhidas em Mato Grosso do Sul 7,5 milhões de toneladas de soja, um aumento de 5,6% com relação à safra anterior, volume recorde para o Estado. Já para o milho safrinha, a estimativa inicial é de 9 milhões de toneladas, mantendo o número registrado na última temporada. 

Na região sul do Estado que detém a maior parcela da produção estadual o cenário de problemas provocados pelas chuvas continua nas lavouras. Mesmo assim alguns produtores já iniciaram a colheita. Nas primeiras áreas colhidas o rendimento atingiu 57 sacas por hectare.

De acordo com o presidente do sindicato rural de Dourados, Lucio Damalia, de maneira geral a situação das estradas continua “na mesma já o poder público não consegue fazer nada com a chuvarada que não dá trégua”.