Citada no Enem 2016, Terezinha Guilhermina diz que marido fez prova

A paratleta Terezinha Guilhermina, que ganhou medalha de bronze na Rio 2016 nos 400 metros rasos, foi mencionada na prova deste domingo (6) da edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Animada com a homenagem, a velocista, que também ganhou a medalha de prata no revezamento 4x100, ficou ainda mais feliz porque o marido também prestou a prova. "Ele vai ficar surpreso, com certeza. Tanto quanto eu", festejou.

Duas questões da prova de linguagens abordaram o tema das mulheres no esporte. Uma delas trouxe no enunciado um trecho de uma entrevista de Terezinha Guilhermina, concedida ao Observatório Brasil de Igualdade de Gênero. A outra foi um texto que citava o filme "Menina de Ouro", estrelado por Hillary Swank, Clint Eastwood e Morgan Freeman.

Apesar de impressionada, Terezinha se diz "lisonjeada e honrada" e acredita que esta é mais uma oportunidade para discutir a importância do paratletismo. "O preconceito não tem razão de ser quando as pessoas têm conhecimento. A medida que a pessoa com deficiência se torna mais conhecida, o preconceito é diminuído", garante.

Terezinha Guilhermina é atleta paraolímpica e possui uma deficiência congênita que a fez perder a visão. Velocista especializada nas corridas de 100, 200 e 400 metros rasos, cinco dos seus 12 irmãos também possuem deficiência visual.

Esta não é a primeira vez que Terezinha é citada em uma prova. Segundo ela, em 2012, uma pergunta do vestibular da Universidade de Maringá também a homenageava. "O Enem é muito maior, atinge o Brasil inteiro. Não tenho palavras, estou muito honrada!"

Para a atleta, o Enem continua a discussão que os Jogos Paraolímpicos começaram neste ano. "Com isso, pessoa com deficiência está saindo da condição de só esportista e passa a ser tão brasileiro como qualquer outro, com desafios, dificuldades. As pessoas param de olhar a limitação e passam a enxergar as possibilidades que essas pessoas têm também."

Segundo dia teve McCartney, escala Ricther e volume morto

O segundo e último dia do Enem 2016 pediu, entre outros temas, Paul McCartney, Chico Buarque, memes de internet envolvendo Clarice Lispector e Aedes aegypti.

A prova de redação teve como tema "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.