Cerca de 1.600 cirurgias estão programadas para serem realizadas na edição da Caravana da Saúde em Dourados. Os procedimentos englobam cirurgias com especialidades em geral, ginecologia e ortopedia, com a participação do hospital de Fátima do Sul, Hospital da Vida e do Hospital Regional de Cirurgias Eletivas da Grande Dourados. O objetivo é diminuir as filas de espera por procedimentos cirúrgicos na região que é composta por 11 municípios.

Nesta sexta-feira (15), pacientes que passaram pelos procedimentos falaram sobre a ansiedade ao conseguir realizar suas cirurgias após longa espera na fila. Moradora em Laguna Caarapã, a dona de casa Adriana de Fátima Alves, 27 anos, falou sobre os problemas na rede de saúde presenciados a cada consulta para tentar marcar uma cirurgia de vesícula, chegando a esperar por cerca de 4 anos.

"Era praticamente uma vergonha a situação da saúde para se conseguir marcar uma consulta. Eu ficava mais no hospital do que em casa e a dor só aumentava. Como eu moro em área rural, a distancia atrapalhava mais ainda para se conseguir um atendimento e voltar sem resolução nenhuma. Foram quatro anos aguardando esta cirurgia e é como se tivessem tirado com a mão, não sinto mais nada. É uma felicidade muito grande e eu agradeço a Caravana por essa conquista" disse Adriana, após a realização da cirurgia, acompanhada de seu marido Valdomiro Pedroso Carvalho.

Claudeir dos Santos, 40 anos, morador do município de Deodápolis, aguardou por seis meses a realização de uma cirurgia de hérnia, após não conseguir mais trabalhar no campo. "No começo era só um incomodo mas a dor começou a aumentar e chegou em um ponto que não agüentava mais. Diversas vezes tive que pedir para um companheiro me substituir no trabalho por causa das dores. Quando a Caravana anunciou a vinda para Dourados, a secretaria me avisou e hoje fiz o procedimento. Sem duvida é um alivio e depois da recuperação espero já voltar ao trabalho", disse Claudeir.

Os atendimentos do dia D da Caravana seguem até domingo (17) com consultas e exames de diversas especialidades, além das consultas e cirurgias oftalmológicas e os atendimentos de mais de 40 parceiros entre eles Policia Militar, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, APAE entre outros.