Fundação MS divulga resultados de pesquisas em palestras.

Circuito com apresentações de resultados sobre safra 18/19 começa amanhã em Maracaju
Resultados de pesquisas serão apresentados por pesquisadores da Fundação MS. / Foto: Assessoria de Imprensa

A falta de chuvas prevaleceu em períodos importantes para o desenvolvimento da soja, impactando a safra 18/19. Para trazer esclarecimentos sobre a última safra e métodos para potencializar a produtividade, a Fundação MS realiza a apresentação de resultados de pesquisas sobre a safra 2018/2019 a partir do dia 24 de abril. O circuito de palestras começa em Maracaju e continua ao longo de todo o mês de maio em outros cinco municípios.

Os resultados de manejo e a fertilidade do solo serão apresentados pelo pesquisador Douglas Gitti. As informações servirão para nortear o produtor rural sobre as técnicas que podem ser adotadas nas próximas safras para manter o potencial produtivo da soja em condições de estresse hídrico.

Neste ano, as apresentações dos resultados estarão mais focadas no ambiente de produção, conforme explica o pesquisador em fitotecnia soja, André Bezerra. Ele afirma que a ideia é posicionar materiais explorando o potencial de cada ambiente. Também serão expostos aspectos importantes para que o produtor tome a decisão correta.

Para complementar, o pesquisador de fitossanidade da Fundação MS, José Fernando Jurca Grigolli, abordará o manejo das pragas e doenças que mais atacaram a cultura no Estado na última safra. “Em geral, a safra 18/19 apresentou muitos problemas com percevejo e mosca branca. São duas pragas importantes, sendo que o percevejo já é tradicional, no entanto, em algumas ocasiões, sua população chegou a estar três vezes superior em relação ao ano passado”, comenta.

As principais formas de controle das pragas e doenças entram em pauta nas apresentações de resultados. “Trabalhamos fortemente a questão do monitoramento junto com os agricultores. É preciso monitorar a área para aplicar o inseticida, saber escolher os melhores produtos do mercado, definir doses e horários de aplicação. Já em relação às doenças, cruzamos informações para traçar melhores estratégias de manejo”.

O presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, pontua que as apresentações são ferramentas para o produtor rural se abastecer de conteúdo técnico de qualidade e potencializar os resultados de sua propriedade. “As informações são sempre atualizadas com base em estudos recentes da entidade que trazem, na prática, resultados de pesquisas que auxiliam o produtor rural na escolha dos melhores insumos para sua lavoura”, afirma Mendes.

Ele também reitera que “os resultados são apresentados com foco em cada região, o que traz maior assertividade na escolha das práticas que vão impactar diretamente na produtividade”.

Serviço:

Apresentações de Resultados de Pesquisa - Safra 2018/2019

Data: 24/04 - quarta-feira

Local: Tatersal do Sindicato Rural de Maracaju

Horário: 8h