O Sindicato Rural de Maracaju é uma instituição de referência estadual na representatividade dos produtores rurais junto à sociedade, com sólidas relações políticas e de mercado, buscando sempre fortalecer o agronegócio.

Christiano Binz é eleito novo presidente do Sindicato Rural de Maracaju
Christiano Binz. / Foto: Assessoria de Comunicação

Aconteceu na quarta-feira dia 6 de setembro a eleição para escolha da nova diretoria triênio 2017/2020 do Sindicato Rural de Maracaju, que elegeu Christiano Binz como novo presidente da entidade. Dos 208 associados aptos à votação, 126 escolheram o agropecuarista Christiano Binz como novo presidente da entidade. 

Ele é sócio do Sindicato Rural desde 2004, e ocupava atualmente o cargo de tesoureiro e assume a presidência com o objetivo de dar continuidade no bom trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da classe produtora, “o Sindicato Rural de Maracaju tem uma grande importância na representatividade do setor em todo nosso estado, isso se deve, ao excelente trabalho realizado pelas diretorias que por aqui passaram, a nova diretoria assume esse desafio com o intuito de dar continuidade as ações e buscar novos caminhos de desenvolvimento para a classe produtora”, salientou o novo presidente.

 Juliano Schmaedecke que está entregando a presidência da entidade ressaltou que Christiano sempre foi um produtor comprometido com a classe e esteve envolvido diretamente nas ações realizadas pelo Sindicato Rural, “o Christiano sempre foi um grande companheiro dos produtores rurais, sempre esteve junto em todos os momentos, está inteirado do funcionamento de tudo, por isso não tenho dúvidas de que ele e sua diretoria desenvolveram um grande trabalho frente ao Sindicato Rural de Maracaju”, disse. 

Sobre o Sindicato Rural

 O Sindicato Rural de Maracaju é uma instituição de referência estadual na representatividade dos produtores rurais junto à sociedade, com sólidas relações políticas e de mercado, buscando sempre fortalecer o agronegócio. A entidade tem como objetivo defender e representar de maneira ética e organizada os produtores rurais, visando o desenvolvimento sustentável do agronegócio de Maracaju e região. 

É formado por proprietários, arrendatários, parceiros, e comodatários que explorem atividade econômico rural em área igual ou superior a dois módulos rurais do município estabelecidos pelo INCRA, mesmo sem empregado. O sistema sindical rural é o canal indispensável para a transferência de informações sobre os principais assuntos do dia-a-dia do produtor rural, como atualização da legislação agrícola e agrária, cotações nacionais e internacionais, orientação sobre reforma agrária e desapropriações, esclarecimentos de caráter jurídico, trabalhista, previdenciário e outros.

Ações

 Formação profissional mediante cursos oferecidos; defesa da propriedade através da Comissão de Assuntos Fundiários; realiza anualmente a Exposição Agropecuária de Maracaju; representação da Classe em diversas comissões e conselhos municipais: Segurança Pública, Habitação, Sanidade Animal. 

História 

Por volta da década de 1960, um grupo de fazendeiros do município de Maracaju-MS, organizou-se e fundou a Associação de Classe denominada “Associação dos Agropecuaristas de Maracaju” e a registraram no cartório do 1° oficio da Comarca de Maracaju.

Posteriormente, com a expansão da atividade agropecuária do município e o alto espírito de associativismo dentre seus integrantes, esta fora transformada em Sindicato Rural, conforme carta sindical, datada de 1° de abril de 1968, expedida pelo Ministério do Trabalho, assinada pelo Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado do Trabalho, Coronel Jarbas Passarinho.