China tem concurso para mulheres com axilas peludas
A organizadora do concurso. / Foto: Divulgação/Xiao Meili

Xiao Meili luta pelo direitos das mulheres, pela igualdade entre os gêneros e contra a violência doméstica na China. Ela sempre se pergunta: "Por que devo raspar minhas axilas?"

Para questionar os padrões vigentes e provocar discussão no país, Xiao, de 25 anos, decidiu lançar no Weibo, rede social na internet chinesa, um concurso para mulheres que têm pelos nas axilas.

Apesar da repressão, dezenas de chinesas já se inscreveram. Três delas foram presas em março por participarem de um protesto feminista.

"As mulheres deveriam ter o direito de decidir sobre como lidar com o seu próprio corpo, incluindo pequenos detalhes como pelos nas axilas", disse Xiao à CNN. "Você pode escolher raspar os pelos, mas não deveria ser forçada a isso por causa da pressão de estereótipos", acrescentou ela.

Xiao disse se lembrar da indiferença da mãe quanto aos pelos nas axilas. Entretanto, acrescentou ela, depilar-se virou norma na China contemporânea.

"Mas isso não está certo. A cobertura que a imprensa faz das axilas das celebridades femininas é nojenta", declarou Xiao, feminista forjada em universidade com livros como os de Simone de Beauvoir.

As mulheres com os pelos considerados mais bonitos pelos internautas receberão como prêmio camisinhas, vibradores e um aparelho para urinar em pé.