Vídeo mostra cheia, mas situação ainda está sob controle; rio está com 4,31 metros e classificação de nível emergencial é dada para acima dos 5 metros.

Cheia no Rio Taquari surpreende e Defesa Civil mantém alerta a município
Imagem do Rio Coxim, ontem: há trinta dias, município mantém alerta para região. / Foto: Reprodução/vídeo

A Defesa Civil em Coxim mantém alerta há um mês para aumento do nível do rio Taquari que, gradativamente, está subindo e assusta quem passa pelo local (ver vídeo). Hoje, está a 4,31 metros e há previsão de chuva para o fim de semana.

Apesar do volume de água, a situação ainda não é considerada emergencial, de acordo com o coordenador da Defesa Civil em Coxim, Gilberto Portela Lima. Boletim diário do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), indica alerta, sendo considerado de emergência acima de 5 metros.

Ainda assim, se chegar ao nível emergencial, pela experiência do coordenador, a retirada das famílias ribeirinhas é processo que demanda negociação, já que muitas se recusam a sair de casa, mesmo que estejam inundadas.

O rio Taquari vem subindo há 30 dias, mas, alterna momentos de baixa, fazendo com que a situação permaneça no nível de alerta. Na quarta-feira, estava a 4,23 metros, subindo para 4,29 ontem e, hoje, 4,31 metros. 

Dos rios mapeados pelo Imasul, apenas o Taquari mantém-se hoje em alerta no Estado.