Proposta teria impacto em operações como a de Salles e investigações contra Toffoli.

Chefe da PF quer tirar autonomia de delegados em casos de autoridades com foro especial

O diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, indicado por Jair Bolsonaro em abril, propôs em um documento enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal) uma reestruturação interna no órgão que tira a autonomia de delegado nas investigações com foro especial e pode conceder superpoderes ao próprio chefe da corporação. 

Conforme a Folha de S. Paulo, a manifestação aconteceu após pedido da PF para apurar supostos crimes do ministro Dias Toffoli delatados pelo ex-governador Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro. 

Ao jornal, investigadores afimaram que veem a proposta como um ataque a do novo chefe da polícia às recentes ações do órgão. Também alegam que se trata de uma tentativa de controle de apurações por parte do diretor-geral. Já a PF diz que não há prejuízo à autonomia dos delegados. 

A medida também seria necessária, segundo o diretor-geral, para "a melhor supervisão das investigações", de modo a evitar o "ajuizamento de medidas" que refletem "tão somente o posicionamento individual de autoridades policiais", mas que estão em "dissonância da posição institucional da PF".