Evento gratuito reúne grandes nomes das artes e da criação de Mato Grosso do Sul.

Evento gratuito reúne grandes nomes das artes e da criação de Mato Grosso do Sul. / Foto: Divulgação

Levando em conta que o Cerrado ocupa 22% da área do país, sendo uma ampla região de Savana Tropical do Brasil, presente em 15 estados, conforme dados do Ministério do Meio Ambiente, a arquiteta Luciana Teixeira criou a coleção Cerrado Berrante, que será apresentada ao público nesta quinta-feira (3), na Estação Cultural Teatro do Mundo, em Campo Grande, a partir das 19h. O evento tem entrada gratuita. 

Hoje, o Cerrado é considerado um "hotspot",  termo que se refere ao conjunto de áreas do planeta com alta biodiversidade e estão ameaçadas. O desmatamento é principalmente causado pela expansão de atividades agrícolas e agropecuárias. 

A coleção Cerrado Berrante utiliza o design como ferramenta para chamar atenção da enorme importância da preservação ambiental deste valioso bioma da natureza, representante de um Brasil profundo, potente, exuberante, pouco (re)conhecido no mundo  e até em outras regiões brasileiras. 

Os objetos que compõem a coleção são cadeiras, poltronas, balanços e acessórios  que recebem o nome de importantes personalidades regionais como o poeta Manoel de Barros e a artista visual Lídia Baís. 

Estão presentes também o peixe Piraputanga, muito encontrado nos rios do Pantanal, além do grito de guerra Ayopope utilizado pelos indígenas Xavantes rogando pela boa caçada. Esses elementos compõem a construção artística  de um universo pantaneiro lúdico e interessante, cenário de histórias do Centro-Oeste  do Brasil.

Esses objetos, como o balanço Manoel, que esteve no Salão do Móvel de Milão em 2023 (Exposição Interni Design Re-evolution realizada pela ApexBrasil no circuito do Isalone), estarão ao alcance do público, no dia 3 de agosto, com o lançamento da coleção Cerrado Berrante, na Estação Cultural Teatro do Mundo. 

Para marcar a data, acontecem ainda outros dois eventos especiais: a palestra "Tecendo Nossa História", com a artesã e gestora cultural Cláudia Medeiros, e uma mesa redonda intitulada "Qual o papel da cultura na economia criativa?". 

Nesse encontro inspirador, a arquiteta, designer e diretora da galeria-escola Supapo Criativo Luciana Teixeira estará presente de maneira online - uma vez que está fazendo Master em Barcelona - trazendo suas perspectivas inovadoras, enquanto o jornalista, músico e mestre em Cultura de Fronteira Rodrigo Teixeira e a gerente do núcleo de artesanato da FCMS Katienka Klain marcarão presença pessoalmente, acrescentando suas experiências ímpares ao debate.

Essa oportunidade de interação e aprendizado é aberta a todos, uma vez que o evento é gratuito. Para garantir uma experiência imersiva, haverá uma apresentação audiovisual com transmissão ao vivo.

O Projeto Cerrado Berrante recebeu financiamento do Fundo de Investimentos Culturais - FMIC 2021, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

Serviço

O lançamento da coleção Cerrado Berrante, Palestra “Tecendo Nossa História”, com a artesã Cláudia Medeiros e Mesa Redonda “Qual o papel da economia criativa?”, com Luciana Teixeira, Rodrigo Teixeira e Katienka Klain será realizado nesta quinta-feira (3), às 19h, na Estação Cultural Teatro do Mundo, que fica na Rua Barão de Melgaço, 177.