De acordo com Santiago, várias celas do raio II, onde ficam presos criminosos de alta periculosidade, estavam com as grades serradas, forte indício de uma tentativa de fuga em massa.

Celas com grades cerradas, celulares e modem de internet são encontrados na PED
Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários André Santiago. / Foto: Cido Costa

Após o 'pente-fino' realizado na manhã desta quinta-feira (17) na PED (Penitenciária Estadual de Dourados), o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, André Santiago, foi entrevistado pelo Dourados Agora e relatou os detalhes sobre a operação.

De acordo com Santiago, várias celas do raio II, onde ficam presos criminosos de alta periculosidade, estavam com as grades serradas, forte indício de uma tentativa de fuga em massa. "Depois do Dia das Crianças começou a ter sequência de denúncias de rebelião e de possível tentativa de fuga em massa como já tinha acontecido recentemente", afirmou Santiago.

Além disso, foram encontrados diversos celulares, modem de internet, drogas e armas artesanais. Santiago relatou que quando a Tropa de Choque entrou para dar apoio aos agentes penitenciários durante o pente fino, os presos começaram a bater nas grades e a jogar alguns objetos, mas a situação logo foi controlada.

Ainda na entrevista, o presidente do Sindicato falou da importância da convocação imediata dos aprovados no concurso ao cargo de agente penintenciário, bem como a capacitação para ser possível a substituição dos PM's que atuam na PED. "Atualmente temos só 10 agentes plantonistas para cuidar de 2.600 presos", destacou Sindicato.