Tutor alegou falta de tempo para cuidar do cão

Cão em estado gravíssimo por maus tratos é resgatado em Dourados
Tutor alegou falta de tempo para cuidar do cão / Foto: TOPMIDIANEWS

Um cão de porte médio foi encontrado em condições extremamente debilitadas, com ferimentos visíveis e sinais evidentes de negligência na noite desta segunda-feira (26), o Bairro Jardim Novo Horizonte, em Dourados - a 225 km de Campo Grande.

Segundo o Dourados News, uma moradora abordou uma equipe da Polícia Militar em patrulhamento e relatou que o animal estava ferido desde a última sexta-feira (23), com lesões na boca e pelo corpo, e vinha sendo visto nas proximidades de uma residência sem qualquer tipo de cuidado.

Mesmo após várias tentativas de contato com o responsável pelo animal durante o fim de semana, a moradora não obteve retorno. Ao avistar a viatura nesta segunda-feira, decidiu relatar o caso.

No local, os policiais encontraram o cão extremamente magro, com forte odor e parte da mandíbula já comprometida. 

A Guarda Municipal Ambiental foi acionada e, em seguida, solicitou o apoio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Durante a espera pelo resgate, um homem se apresentou como tutor do cão e responsável pelo imóvel.

Questionado, ele afirmou estar ciente do estado do animal, mas alegou falta de tempo para os cuidados necessários, apesar de ter adquirido medicamentos, posteriormente avaliados como ineficazes para o quadro clínico apresentado.

O veterinário do CCZ que atendeu a ocorrência constatou lesões graves e crônicas, perda do lábio superior, papilomatose em estágio avançado, caquexia (magreza extrema por desnutrição) e feridas extensas na pele.

A avaliação confirmou os maus-tratos por negligência. O animal foi recolhido e levado para tratamento e exames no CCZ.

Já o tutor foi detido em flagrante e conduzido à Depac. O caso foi registrado como maus-tratos a animais e será investigado pela Polícia Civil.