Denunciantes informam que organizadora não enviou o link de agendamento previsto em edital.

Candidatos de concurso da PM e Bombeiros reclamam de desorganização e irregularidades em exame
Candidatos denunciam irregularidades por parte da organizadora do certame. / Foto: Ilustração/ Deivid Corrêa/ Arquivo TopMídiaNews

Cerca de 40 candidatos do concurso da Polícia Militar e Bombeiros de Mato Grosso do Sul, denunciam desorganização, irregularidades em exame psicotécnico e que os links de agendamentos das entrevistas devolutivas aos candidatos considerados inaptos não foram enviados, conforme previsto no edital.

Segundo o advogado, André Luiz Godoy Lopes, os clientes indicam que a organizadora do certame Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional), não enviou os links de agendamentos via e-mail dos candidatos, conforme o edital.

“No dia 6 de março, a SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) divulgou no Diário Oficial, o resultado preliminar da segunda fase do concurso. Essa segunda fase, é previsto a avaliação psicotécnica dos candidatos. E no dia 7, que foi ontem, a Idecan deveria ter encaminhado um link específico com datas para os candidatos que não passaram no teste terem uma entrevista devolutiva da psicóloga.”

O advogado explica que os candidatos ficaram aguardando durante o dia todo, o envio do link, mas não receberam. E diz ainda, que alguns poucos tiveram retorno no e-mail por volta das 21h.

Ele explica que os candidatos têm o direito à entrevista devolutiva, que consiste em o profissional que avaliou o candidato apresentar os motivos pelo qual foi considerado inapto. Godoy diz ainda, que após a entrevista devolutiva, o candidato tem o direito de contratar um psicólogo particular para obter outra devolutiva.

O advogado destaca que 70% dos candidatos não receberam os links pela organizadora. Além disso, aponta várias situações de desorganização por parte da empresa que aplica as provas, e principalmente falta de respostas quando questionada. 

“Os psicólogos do Idecan não estão apresentando o teste aos candidatos. E existem todas essas falhas que não deveriam ocorrer em um processo sério. Nós queremos um posicionamento do governo do estado e da organizadora.”

Advogado ainda indicou que no dia do exame psicotécnico houve falta de orientação na execução dos testes, violações de normativas do Conselho Federal de Psicologia, como barulho, profissionais inexperientes e perdidos nos testes e até indicação de atrasos em aplicações de prova.

O que diz a SAD?

"A Secretaria de Estado de Administração (SAD) informa que, foi divulgado resultado preliminar da etapa do exame psicotécnico dos concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar e que cabe ao candidato observar, conforme previsto em edital, o período de entrevistas devolutivas das avaliações e de recursos, cujos resultados serão futuramente publicados em Diário Oficial do Estado, conforme previsto em cronograma.

Vale ressaltar que, carreiras militares exigem perfis e características específicas, avaliados com base no perfil profissiográfico contido na Lei n° 3.808 e replicada nos editais de abertura, amplamente divulgados e de conhecimento de todos os inscritos no certame".

O que diz a Idecan?

Solicitação de nota retorno foi encaminhada a Idecan. Se houver retorno será inserido no texto.