Com duração de 5h30, jovens começaram a sair dos locais de prova após 2h do início do exame.

Candidatos acham redação "tranquila" e focam no desafio da 2º fase

Em pouco mais de duas horas, os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece neste domingo (05), começaram a deixar as salas de aula onde a prova foi aplicada em Campo Grande. A maioria considerou “tranquilo” desenvolver o tema da redação deste ano, acerca da acessibilidade, e já pensam no desafio da segunda prova, na semana que vem.

Em frente à UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), a estudante Maria Eduarda Borges, 17, esperava tema da redação completamente diferente do que foi proposto na prova de hoje: Desafios para Formação Educacional de Surdos.

“Imaginei que fosse ser algo relacionado à homofobia, como muita gente supôs. Como era assunto envolvendo ajuda a outras pessoas, com essa determinada característica, achei fácil”, disse.

Maria, que está no terceiro ano do Ensino Médio e na dúvida entre fazer o curso de Direito no Brasil ou Medicina na Argentina, contou sua estratégia para redigir o texto.

“Pensei muito antes de iniciar a dissertação e busquei defender uma tese não muito complexa”. Ela já havia feito o exame no ano passado, quando sua nota da redação foi de 705 e, nesta edição, acredita que será melhor.

Davi Freire Braga, 15, fez Enem pela primeira vez, para treinar.

“Eu exercitei muita minha redação ao longo desse ano, com temas variados, estava preparado e não senti dificuldade”, contou.

Para ele, a prova deste domingo serviu para “quebrar o gelo” para o desafio da semana que vem, que vai envolver temas de exatas.

Já Rafaela Lemes, 21, comentou que iniciou a prova pela redação, para ganhar tempo. Sentiu um pouco travada para desenvolver o tema porque achou um pouco complicado.

“Esperava um assunto mais polêmico, por isso foi demorado para pegar o fio da emada, mas depois peguei o jeito. Ainda assim, achei o tema do ano passado mais desafiador”, analisa.

Agora, é me preparar para o dia 12, já que gosto muito mais de matérias exatas”, finaliza a estudante, que pretende seguir carreira de Administração.

Foco - No segundo domingo (12), vão ser realizadas as provas de matemática e ciências da natureza, com 4 horas e 30 minutos de duração. O candidato que sair da sala em até duas horas após o início da prova terá sua nota zerada.