Novo estudo mostra que o País tem 54.077 km² de área urbana, número bem menor do que dados oficiais

Campo Grande é a oitava no ranking das cidades com maior área urbana

Campo Grande aparece em oitavo lugar no ranking das cidades brasileiras com maior área urbana. O dado é de levantamento da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), divulgado nesta sexta-feira (dia 13) pelo jornal Folha de São Paulo.

O estudo, baseado em imagens de satélite,  considerou como área urbana regiões com “paisagens típicas de cidades, como aglomerações de residências, loteamentos com loteamentos com arruamentos definidos e concentração de construções industriais”.

A Capital, que discute seu plano diretor e a ocupação de vazios urbanos, tem 74 bairros e 743 parcelamentos. No primeiro lugar no quesito área urbana, aparece a cidade São Paulo, seguida por Rio de Janeiro e Brasília.

Já Mato Grosso do Sul tem área urbana de 0,30%, nono menor índice entre as unidades federativas do Brasil. O estudo mostra que o País tem 54.077 km² de área urbana, número bem menor que os 104.515 km² de área urbana considerados hoje na classificação de cada município e usado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Conforme o levantamento, 84,3% da população brasileira vive em apenas 0,63% do território nacional. O Distrito Federal tem maior área urbana: 15,38%, enquanto o menor índice é do Amazonas: 0,05%.