O autuado, o carvão e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Nova Alvorada do Sul e o infrator responderá por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.

Caminhão com 19 m³ de madeira ilegal é apreendido
Caminhão apreendido com madeira ilegal. / Foto: Divulgação PMMS

Nesta segunda-feira (24), durante fiscalização ambiental em uma estrada vicinal no município de Nova Alvorada do Sul, a 16 km da cidade, policiais militares ambientais de Campo Grande abordaram um caminhão Mercedes Benz, que transportava ilegalmente uma carga com 19 m³ de madeira nativa. 

De acordo com informações policiais, a carga era transportada sem o Documento de Origem Florestal (DOF) e foi apreendida junto com o veículo. O DOF é o documento ambiental para o transporte, beneficiamento e armazenamento de qualquer produto da flora.

Diante da irregularidade, o responsável pela carga ilegal, residente em Aquidauana, foi autuado administrativamente e recebeu multa de R$ 5.700,00. O autuado, o carvão e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Nova Alvorada do Sul e o infrator responderá por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.

A PMA foi à carvoaria onde o infrator entregaria a carga, mas a empresa estava legalizada. Algumas vezes, os carvoeiros tentam passar o material sem o documento de Origem Florestal (DOF), para que não seja dada baixa na quantidade do crédito no sistema do órgão ambiental e, dessa forma, eles ficam com este crédito, podendo então, transportar carvão de desmatamentos e processado em carvoarias ilegais com o documento daquele carvão que não foi dada a baixa no sistema devido a não emissão do DOF.