Calor aumenta compras online de ar condicionado e ventilador

As altas temperaturas de janeiro em São Paulo já batem as registradas em 2014, até então o mês mais quente na capital paulista já registrado na série histórica de 72 anos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Um dos reflexos foi o crescimento da busca por ar condicionado na internet.

Este foi o caso da advogada Fabiana Lopes, de São Paulo, que aproveitou as vantagens de comprar online para adquirir um aparelho de ar condicionado portátil pela internet. “A experiência de compra foi muito boa, inclusive com a entrega antes do prazo previsto”, afirma a consumidora. “Com a compra, aposentei meus dois ventiladores”, brinca Fabiana.

No varejo online, a procura por produtos que amenizam a sensação de calor elevou consideravelmente as vendas. “Registramos neste verão um crescimento de 35% na venda desses produtos em comparação ao ano passado”, explica Luiz Fernando Guedes, Gerente de Marketing na Girafa Comércio Eletrônico. “Fomos surpreendidos com a alta procura”, completa.

As pesquisas na web não se resumem apenas aos aparelhos de ar condicionado. Climatizadores, umidificadores e ventiladores de mesa também estão entre os itens de desejo dos consumidores neste verão. “Além de ventiladores de coluna, que foi o que mais vendemos, também tivemos grande demanda por ventiladores portáteis USB e modelos menores a pilha”, revela André Luiz Tavares, sócio da Commerce Brasil. “Devido à alta procura neste começo de ano, nosso estoque já está acabando e estamos correndo para repor”, afirma. Segundo Tavares, as vendas da loja online aumentaram 30% em comparação ao verão anterior.

De acordo com a PayU Latam e o Bcash, o preço médio da venda de aparelhos de ar condicionado gira em torno de R$ 2.117, enquanto a forma de pagamento mais utilizada pelos compradores é o cartão de crédito, com parcelamento em 10 vezes.