Caçador é preso com capivara de 100 kg e confessa que mataria para comer
Capivara de 100 kg foi pega com armadilha artesal e seria abatida para consumo. / Foto: Divulgação/ PMA

 Um caçador de 54 anos foi preso pela Polícia Militar Ambiental (PMA) depois de ser flagrado com uma capivara de 100 kg em uma armadilha artesanal de metal. O caso foi em São Gabriel do Oeste, a 140 km de Campo Grande, em uma chácara no perímetro urbano da cidade no sábado (22).

Conforme divulgado pela PMA, o homem confessou que abateria o animal para consumo. A polícia chegou até o local depois de receber denúncia anônima de que o dono da chácara praticava caça com uso de armadilha.

Depois de monitorar o caçador, a polícia fez o flagrante no momento em que ele transportava o animal, perto Córrego Capão Redondo, por volta das 17h (de MS). O homem recebeu voz de prisão e foi levado para a delegacia de Polícia Civil do município, junto com o material apreendido.

A pena para o crime de caça é de seis meses a um ano de detenção. O caçador foi autuado administrativamente e ainda multado em R$ 500. O animal não apresentava sinais de ferimento e estava em seu habitat natural, por isso foi solto e devolvido à natureza. A armadilha usada na captura foi apreendida.

Características
As capivaras são os maiores roedores do mundo. A espécie é nativa das américas Central e do Sul e geralmente é encontrada perto de pequenos cursos de água.