Ao sair para uma aventura, leve aparelhos de comunicação e avise familiares ou amigos.

Bombeiros alertam sobre cuidados a serem tomados ao ir acampar ou escalar
/ Foto: João Éric

Um praticante de escalada, de 32 anos, caiu ao tentar subir um morro de aproximadamente 100 metros, na zona rural de Anastácio, na tarde desta quarta-feira (27). Ele não conseguiu andar sozinho e após quase seis horas de dor solicitou pedir socorro e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo relatos do esportista Robson Antônio da Silva, ele pratica montanhismo e camping a dois anos, sempre preferiu ir sozinho por ser um momento terapêutico. Ele chegou ao local por volta das 14h, sofrendo a cerca de duas horas depois.

Por muito pouco, quase que Robson despenca morro abaixo. Apesar de muita dor no tornozelo, ele conseguiu acender uma fogueira, se alimentar e tentou se recuperar, mas a dor não passou e foi necessário pedir resgate, isso já era 22h.

Os bombeiros contaram com a ajuda de um morador da região, além das coordenadas do GPS da vítima para conseguir localizá-lo. “É importante estar bem preparado, com a alimentação e comunicação, levar celulares e outros aparelhos, avisar familiares e amigos sobre as aventuras, horário de ida e volta do local”, destaca o Capitão Vinicius do Corpo de Bombeiros.

Robson estava equipado para acampar no local, mas a dor e até risco de hipotermia o levou a pedir socorro. Ele foi transportando em uma maca, mas estava consciente e orientado a todo momento.