BlackBerry quer obrigar desenvolvedores a lembrar de seus aparelhos

Donos de aparelhos com Windows Phone ou BlackBerry costumam sofrer com a baixa atenção que as plataformas recebem dos desenvolvedores, que ou demoram para criar aplicações ou até ignoram esses sistemas.

Para o CEO da BlackBerry, essa é uma questão de discriminação que deveria ser corrigida pela Justiça.

Em um texto enviado ao Congresso dos Estados Unidos, John Chen argumentou que os consumidores têm de conseguir acessar qualquer tipo de aplicativo, independentemente do sistema operacional usado.

Aproveitando a discussão sobre neutralidade da internet no país, os parlamentares deveriam projetar leis que obriguem os desenvolvedores a pensar não apenas no Android e no iOS, mas em todas as plataformas.

Como apoio ao seu argumento, Chen lembrou que a BlackBerry disponibilizou o app de mensagens BBM para todos os sistemas, assim como o gerenciador BES12. Por outro lado, a Apple não libera o download do iMessage em outras plataformas, e até apps de empresas grandes como Netflix ignoram a BlackBerry.

"Essa dinâmica criou um ecossistema de dois níveis, no qual usuários de Android e iPhone podem acessar muito mais conteúdo e aplicativos do que os consumidores que usam dispositivos rodando outros sistemas operacionais", comenta o executivo.