Diante dos novos fatos envolvendo contratações supostamente irregulares feitas há anos pelo Executivo por meio da Seleta (Sociedade Caritativa e Humanitária), o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), disse que vai cumprir decisão judicial seja qual for, porém se preocupa com o pagamento das rescisões caso tenha que demitir os mais de 4 mil terceirizados, conforme pede o MPE (Ministério Público Estadual).

Hoje a entidade é responsável por pouco mais de 10% do quadro geral de funcionários da Prefeitura, conforme o presidente da entidade, Gilbraz Marques, disse em entrevista no final de fevereiro deste ano. Dos cerca de 21 mil servidores, entre contratados, comissionados e concursados, 2.175 são da sociedade.

Em média a folha de pagamento do Município é de R$ 90 milhões, sendo que deste total 2,1 milhões diz respeito a tais contratos. De acordo com o prefeito também não se pode pagar rescisão para os que supostamente não trabalham.

“Eu vou respeitar o que o judiciário determinar. Eu acho que tem muitas situações que precisam de providências. Nós vamos fazer demissões com certeza, mas o problema é pagar rescisão para pessoas que nem estavam trabalhando. Então, eu acho injusto aplicar recursos municipais para pagar rescisão de quem não trabalhava”.

Durante agenda pública na tarde desta terça-feira (26), Bernal alegou que chegou a denunciar o 'cabide de emprego' no qual vereadores usam a Seleta para contratar integrantes de seus gabinetes à época em que era legislador quando Nelson Trad Filho (PTB) era gestor.

“Eu denunciei na época que eu era vereador. Este contrato deveria ser analisado com muito prudência porque com ele, a gente toca os ceinfs e escola. Ele é muito importante. Na época eu sabia que havia interesse do Nelsinho em fazer esse trabalho em conjunto com os demais vereadores, mas eu não era da base e também achava desnecessário. O executivo tinha que fazer da forma como achasse melhor”.

Em relação à farra de contratos que existe até hoje, o radialista alega que não tinha conhecimento até então, mas após a denúncia o Executivo está levantando caso a caso. Sobre a prática dos vereadores que continuam contratando via Seleta ele alega já ter conhecimento de alguns fatos. “Na verdade os vereadores fazem solicitações, agora com um investigação mais apurada vamos detectar o que está acontecendo. Existem muitas discrepâncias temos constatado e tomado todas providencias cabíveis”, concluiu.