Caminhonete roubada e levada para o Paraguai foi encomendada pelo interno da Penitenciária de Dourados.

Bandido assaltou casal de idosos a mando do irmão, que está preso

Mesmo recolhido desde o ano passado na PED (Penitenciária Estadual de Dourados) acusado de roubar pelo menos oito veículos, Thiago Henrique Gonzales dos Santos, 21, continua encomendando assaltos na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

O SIG (Serviço de Investigações Gerais) da Polícia Civil descobriu que partiu de Thiago a ordem para o assalto contra um casal de idosos, ameaçado de morte e mantido de refém por pelo menos quatro horas no sábado (6) em Dourados. Os bandidos levaram a caminhonete do casal, uma S10 prata.

O roubo foi encomendado ao irmão de Thiago, Daniel Gonzales dos Santos, 18, que foi preso e autuado em flagrante pelo assalto. Outro bandido, comparsa de Daniel no roubo, está sendo procurado pela polícia. Thiago foi levado da PED para a delegacia e também autuado em flagrante.

De acordo com o delegado Rodolfo Daltro, chefe do SIG em Dourados, os dois assaltantes, um deles armado com uma garrucha calibre 32 e o outro com uma faca, invadiram a chácara localizada perto da área urbana e renderam o casal, de 68 e 71 anos de idade. Para entrar na casa, a dupla afirmou que era da polícia e mandou abrir a porta.

Como os moradores se negaram a atender ao pedido, os assaltantes arrombaram a porta e passaram a ameaçar o casal e a vasculhar a casa atrás de dinheiro, armas e joias.

“Após permanecerem por mais de uma hora vasculhando o local, os dois autores pegaram a chave da caminhonete pertencente ao casal, que foi trancado no quarto. A todo o momento o casal era ameaçado de morte. As vítimas permaneceram por mais de três horas trancadas, sendo que um dos autores ficou no local vigiando, até que a caminhonete fosse levada para o Paraguai”, explicou o delegado.

No domingo de manhã, as vítimas conseguiram retirar as dobradiças da porta e saíram do quarto. Imediatamente o SIG assumiu o caso e ontem chegou aos assaltantes.

Daniel confessou ter praticado o assalto em parceria com outro bandido e que seu irmão Thiago, mesmo preso, tinha planejado o crime e arrumado a caminhonete. Daniel apontou o local onde estava a garrucha, que foi apreendida. Levado para a sede do SIG, Thiago confessou ter planejado o crime.

Conforme Rodolfo Daltro, em depoimento a mãe de Thiago disse que sempre temeu que o filho levasse Daniel para o submundo do crime. A S10 roubada do casal foi encontrada pelo DOF abandonada em uma estrada vicinal no município de Amambai.

Os irmãos foram autuados por roubo qualificado pelo concurso de agentes, emprego de arma de fogo e restrição da liberdade das vítimas. O delegado pediu a prisão preventiva dos assaltantes.