Baidu diz ter superado o Google em reconhecimento de imagens

O Baidu, empresa chinesa de buscas, diz ter superado o rival Google com seu supercomputador. De acordo com a companhia, a máquina, criada para o aprendizado profundo, foi capaz de reconhecer imagens com uma margem de erro de apenas 5,98%, enquanto o recorde atual pertence ao Google com 6,66%.

As pesquisas dizem que o olho humano tem uma margem de erro de 5,1%, então a tecnologia de reconhecimento de imagens está se aproximando do que é considerado natural.

Para realizar a façanha, a empresa utilizou o supercomputador chamado Minwa, com 36 nós, cada um deles com dois processadores Intel Xeon E5-2620 de seis núcleos e quatro GPUs Nvidia Tesla K40m.

O reconhecimento de imagens é uma das partes importantes da inteligência artificial, e o próximo passo do Baidu é se esforçar para entender melhor o reconhecimento de fala. Espera-se que isso seja aplicado ao seu buscador, como forma de entender melhor o usuário que realiza pesquisas utilizando outras coisas além do teclado.

Mesmo com o resultado da empresa chinesa, o Google ainda é considerado o recordista mundial. Isso porque os resultados do Baidu ainda precisam ser apresentados na competição ImageNet, que foi onde o Google alcançou o recorde de margem de erro de 6,66%.

Além das duas, outras companhias também investem pesado em aprendizado profundo para alavancar seus produtos e conhecer melhor seus usuários. Microsoft e Facebook também são respeitados na área; Yahoo, Twitter e Dropbox também desenvolvem suas pesquisas.