As tropas ucranianas também repeliram os esforços das forças russas de lançar ataques ao sul da cidade de Bakhmut, acrescentou o Estado-Maior.

Ataques russos na região de Donetsk foram contidos, dizem ucranianos
Um caminhão transportando um tanque pertencente às forças ucranianas enquanto a guerra Rússia-Ucrânia continua em Kramatorsk, Donetsk. / Foto: Metin Aktas/Agência Anadolu via Getty Images

As forças russas estão fazendo esforços renovados para romper as defesas ucranianas na região nordeste de Kharkiv, enquanto tentam retomar sua ofensiva em direção à cidade de Sloviansk, na região vizinha de Donetsk, segundo os militares ucranianos.

Após um ataque aéreo, as forças russas tentaram atacar a vila de Husarivka, cerca de 30 quilômetros a noroeste de Sloviansk, mas os militares ucranianos disseram que “responderam com fogo pesado e empurraram os invasores para trás”.

Em outros lugares, ao longo de uma frente de três lados em Donetsk, o Estado-Maior do Exército ucraniano disse que muitas áreas foram atacadas. Os russos também realizaram ataques perto da vila de Spirne, mas “não tiveram sucesso e recuaram”, disse.

Spirne está dentro do bolsão de território em Donetsk que as forças ucranianas estão defendendo e está sob ataque quase constante desde que os russos tomaram a cidade de Lysychansk, na vizinha Luhansk.

As tropas ucranianas também repeliram os esforços das forças russas de lançar ataques ao sul da cidade de Bakhmut, acrescentou o Estado-Maior.

Serhiy Hayday, chefe da administração militar regional de Luhansk, disse que os russos “atacaram de quatro direções, quase em todos os lugares o ataque já foi repelido”.

Mais ao sul, na região de Dnipropetrovsk, Valentyn Reznichenko, chefe da Administração Civil Militar, disse que as forças russas dispararam contra Nikopol – localizado do outro lado do rio Dnipro, a partir de Enerhodar, controlado pelos russos – e distritos de Kryvyi Rih.

“Até 40 foguetes foram disparados contra Nikopol”, disse Reznichenko, acrescentando que a cidade foi atacada por três noites consecutivas.