Netanyahu afirmou que lançaria nova ofensiva para desfazer fortificações militares do Hamas

Ataques de Israel matam seis jornalistas na Faixa de Gaza
Netanyahu afirmou que lançaria nova ofensiva para desfazer fortificações militares do Hamas / Foto: Bandeira de Israel (Divulgação, Pixabay)

Seis jornalistas foram mortos por ataques israelenses na Faixa de Gaza na noite do último domingo (10), segundo o canal Al Jazeera. Cinco deles trabalhavam na televisão do Catar, enquanto o sexto repórter era freelancer. Todos estavam em uma tenda perto do Hospital Al-Shifa, que também confirmou as mortes.

Ainda no domingo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que lançaria uma nova ofensiva para desfazer as fortificações militares do Hamas em Gaza.

Uma das vítimas, o jornalista Anas Al-Sharif, de 28 anos, era acusado por Israel de ser um terrorista disfarçado e liderar uma célula do Hamas que teria lançado “lançou ataques com foguetes contra civis israelenses e tropas das Forças de Defesa de Israel”.

No entanto, o CPJ (Comitê para a Proteção dos Jornalistas) afirmou que o repórter estava sendo alvo de “uma campanha de difamação militar israelense”, assim como a ONU (Organização das Nações Unidas) classificou as acusações como “ataques online e acusações infundadas”.