De acordo com a imprensa local, o assassino morreu em confronto com policiais.

Ataque a tiros deixa 11 mortos seis feridos em prefeitura dos EUA
Equipes de socorro respondem a chamado após tiroteio na prefeitura de Virginia Beach, nos EUA. / Foto: Kaitlin McKeown/AP

Um funcionário público abriu fogo em um prédio governamental de Virginia Beach, cidade localizada na costa leste dos Estados Unidos, em um ataque que deixou ao menos 11 pessoas mortas e outras seis feridas nesta sexta-feira, dia 31 de maio.

De acordo com a imprensa local, o assassino morreu em confronto com policiais. O chefe da polícia local, Jim Cervera, afirmou que um dos oficiais chegou a ser baleado, mas sobreviveu graças ao colete à prova de balas.

Uma das pessoas atingidas foi levada para um hospital especializado em trauma; as outras estão em uma unidade de saúde local. Não há detalhes sobre o estado delas.

Cervera afirmou à agência Reuters que os disparos começaram pouco depois das 16 horas (horário local), no Prédio Dois do complexo onde funciona o centro municipal, em local descrito como sede dos serviços públicos de Virginia Beach, ao lado da prefeitura da cidade.

As autoridades, até o momento, não divulgaram a identidade do criminoso. Também não se sabe a motivação do crime.

Por precaução, a polícia isolou a área e pediu que vizinhos evitassem o bairro onde fica a sede do governo de Virginia Beach.

'Dia trágico', diz governador

O governador do estado norte-americano da Virgínia, Ralph Northam, lamentou o massacre. Pelo Twitter, ele disse que viajou a Virginia Beach para prestar auxílio.

"É um dia trágico para Virginia Beach e toda a nossa comunidade. Meu coração está partido pelas vítimas desse tiroteio devastador, além das famílias e de todos os que as amavam", escreveu Northam.

Em entrevista coletiva ao lado do chefe de polícia, o prefeito da cidade, Bobby Dyer, afirmou: "Este é o dia mais devastador da história de Virginia Beach. As pessoas envolvidas são nossos amigos, companheiros de trabalho, vizinhos, colegas".

Com 450 mil habitantes, Virginia Beach é a cidade mais populosa do estado da Virgínia. Fica na Baía de Chesapeak, banhada pelo oceano Atlântico.