
Com certeza a experiência vai depender muito do tipo de parto e do nascimento do bebê, mas eis aqui o que geralmente acontece nas primeiras 12 horas de vida do bebê, e dos recentes papais.
1-2 horas
Se o bebê estiver bem pode ser colocado imediatamente em seus braços. Você e o seu parceiro podem abraçá-lo e aproveitar o máximo esses primeiros momentos mágicos. O cordão umbilical é cortado assim que parar de pulsar, ele pode ser cortado pelo papai ou pelo obstetra. Você pode se sentir exultante, alarmada ou só cansada. No pós-parto sensações de tremedeira e enjoos são normais.
Se o bebê estiver bem você pode amamentá-lo ou simplesmente aconchegá-lo em seus braços. O contato da pele dele com seu corpo é tudo que ele precisa agora.
Entre esse meio tempo o bebê será limpo, com uma toalha macia, e verificam seus dedos, das mãos e pés, pesam e medem a circunferência de sua cabeça.
Logo depois do nascimento a placenta é expelida naturalmente ou você saia por completo.
Se houver lesão no períneo ou se fizeram episiotomia (incisão para facilitar a saída do bebê) você vai precisar de uma sutura, feito com anestesia local, você não sentirá nada.
Nas primeiras horas após o parto o bebê passa por um teste de audição. Também é recomendado a administração de vitamina K, necessária para a coagulação do sangue, cujo estoque dos recém-nascidos costuma ser baixo.
2-3 horas
Hora de reabastecer! Muitas mulheres dizem que depois de dar à luz, o primeiro alimento que ingerem é o melhor que elas já comeram. Aproveite!
3-4 horas
Após todo o esforço você vai precisar de um banho. Se estiver sentindo pouco equilíbrio, chame uma enfermeira ou seu parceiro para ajudá-la. Depoius do banho você se sentirá uma nova mulher e para ficar confortável já pode estrear o sutiã de amamentação.
5 horas
Vai ao banheiro? A primeira vez que urinar pode arder, especialmente se levou pontos. Nesse caso, enquanto faz xixi, jogue água morna na área. Você também vai precisar de fraldas de maternidade, para absorver a lóquia, sangue vaginal pós-parto. Avise seu obstetra se ele estiver muito forte.
6 horas
Se você se sente bem, passou por um exame pós-natal, o médico lhe deu alta e o pediatra deu alta também para o bebê, você pode voltar para casa. Não esqueça de anotar os números de telefone dos médios e do hospital, para ligar se houver qualquer preocupação. Se não for embora, relaxe na ala pós-natal para onde será levada em uma cadeira de rodas com seu bebê no colo.
7 horas
Agora pode ser a primeira chance de maravilhar-se com o seu bebê. Os pezinhos, mãos, pernas gordinhas, fios de cabelo. Suas unhas podem parecer longas e esquisitas, precisando ser aparadas, e nas costas pode haver pelinhos finos, a lanugem. Mas todo mundo está de acordo: ele é único e maravilhoso.
8 horas
Mantenha o máximo que puder o bebê junto ao seu seio exposto. Com a cabeça próxima da axila, para ele poder mamar facilmente. Você está produzindo colostro, que contém anticorpos e é rico em nutrientes. O bebê provavelmente vai abrir bem a boca e pegar toda a aréola. Amamentar também estimula a produção de oxitocina, que contraí o útero. Isso vai causar dores que se assemelham às cólicas. O consolo é que a cada contração seu útero e seu abdome diminuem.
9 horas
Se você se sente pronta pode começar a receber visitas, em casa ou no hospital. Mas não a ponto de se cansar.
10 horas
Quando seu bebê tiver entre 4 e 48 horas de vida vão ser feitas as verificações para recém- nascidos (Coração e pulmão, o formato da cabeça, mãos e pés, boca, palato, os quadris e a coluna serão verificados)
11 horas
É bem possível, se tudo estiver bem, que após 11 horas você já esteja em casa. Caso se sinta vulnerável e tenha preocupações com os pontos, ou se a amamentação estiver difícil, a ajuda vai ficar ao alcance de suas mãos pelo telefone. Se tiver problemas chame o médico ou alguém para atendê-la em casa.
12 horas
Depois de um misto de êxtase e agonia em um trabalho de parto exaustivo, você precisa descansar assim que puder. Se o bebê estiver dormindo, fuja de visitas, escureça o quarto, desligue o telefone e durma.
Depois de uma cesariana
Sua recuperação: embora você tenha passado por uma cirurgia as enfermeiras vão te aconselhar a girar frequentemente os tornozelos para estimular a circulação. Isso acontecerá assim que você voltar a sentir as pernas, afinal, você tomou um epidural (anestesia geral).
No dia seguinte vão te incentivar a se levantar, mas ainda não pode tomar banho. A enfermagem pode lhe dar um “banho de gato” na cama para refrescá-la.
É provável que se sinta muito cansada e dolorida, peça ajuda para posicionar o bebê no seio e tome analgésicos se precisar.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!