Manifestações populares pedindo o veto do projeto têm tomado as ruas e redes sociais

Nesta sexta-feira (31), Campo Grande terá a arte contra a ‘PL da Devastação’ instalada em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade, na Rua José Antônio com a Rua Antônio Maria Coelho. Essa é uma ação nacional que acontecerá nas 26 capitais do Brasil, Distrito Federal e outras 50 cidades.
O intuito do projeto é espalhar em pontos estratégicos os cartazes pedindo que o presidente Lula vete integralmente o Projeto de Lei 2159/2021. Conhecido como o PL da Devastação, ele permitirá que empresas concedam sua própria licença para atividades que podem gerar riscos às comunidades.
A ilustração foi criada por Thais Trindade, ilustradora e arquiteta engajada em lutas sociais e ambientais. A artista utilizou elementos da xilogravura popular, como traços marcantes das artes de cordel, com influências das estéticas zapatistas.
A arte a ser afixada nas ruas retrata o momento da posse de Lula subindo a rampa com alguns representantes da diversidade do povo brasileiro, entre eles o Cacique Raoni, símbolo da luta indígena e ambiental, e ao lado, a frase “quem sobe a rampa com o povo, defende a vida do povo”
PL 2159/2021
O Projeto de Lei foi aprovado em maio no Senado e ganhou emendas consideradas perigosas por especialistas. Em 17 de julho, foi aprovado de forma definitiva na Câmara, durante a madrugada, na véspera do recesso parlamentar.
Desde então, manifestações populares pedindo o veto do projeto têm tomado as ruas e redes sociais. Em Campo Grande, a ação será coordenada pelo Projeto Megafone.
“Agora o Presidente Lula tem até dia 8 de agosto para sancionar ou vetar o PL da Devastação, que representa um retrocesso sem precedentes na legislação ambiental e que afetaria a vida de todos os brasileiros, por isso o pedido da sociedade é bem claro e enfático: VETA, LULA!”, frisou Digo Amazonas, coordenador de projetos do Megafone Ativismo.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!